Ari Miranda
Fred Moraes
Única News
Em conversa com jornalistas na manhã desta quarta-feira (7), antes do início da votação da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou o processo de composição da chapa única que será eleita, encabeçada pelo deputado estadual Max Russi (PSB), classificando a exclusão da deputada como uma violência de gênero contra a parlamentar.
À imprensa, Barranco, que é presidente estadual do PT no estado, disse que a bancada do partido na Casa de Leis foi convidada para fazer parte da chapa que disputa o processo eleitoral, mas que recusou devido à exclusão de Janaína, que era a pretensa candidata a ocupar a 1ª secretaria da chapa.
“Por mais que tenha ocorrido a insistência do deputado [Eduardo] Botelho, da deputada Janaina Riva, para que nós [do PT] mantivéssemos [na Mesa], depois da violência praticada contra a deputada Janaina, a única representante das mulheres entre os 24 parlamentares aqui da Assembleia Legislativa, não cabia o PT. O partido não concorda com isso”, disse Barranco.
“Nós não podemos viver em uma sociedade onde estamos completando hoje [7 de agosto] exatos 18 anos da Lei Maria da Penha e a gente ainda vive, em todos os espaços, a violência doméstica, nas casas e aqui na Assembleia”, asseverou
O petista lembrou ainda do acordo feito na última eleição da Mesa Diretora, em 2022, quando Janaina renunciou ao cargo de 1ª secretária na chapa, para concorrer ao cargo nestas eleições. Todavia, conforme Barranco, a colega, única representante da classe feminina na Casa, foi boicotada em detrimento de um desejo pessoal, atribuindo o boicote à ‘falta de posicionamento’ de alguns colegas de parlamento.
“Estamos acompanhando agora as Olimpíadas, onde 74% das medalhas conquistadas pelo Brasil são das mulheres. Nós temos só uma mulher aqui na Assembleia Legislativa (...). É a única representante das mulheres, que representam 53% da população do estado de Mato Grosso, e os deputados retiram ela pra satisfazer um desejo pessoal do governador. Eu não admito isso", pontuou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!