Amanda Caroga
Única News
A Câmara de Querência (945 km de Cuiabá) decidiu estender por mais 30 dias o afastamento do vereador Neiriberto Martins da Silva Erthal (PSC), que apontou uma arma para um colega durante uma sessão plenária em março desse ano. O afastamento também se estende para o vereador Edmar Lúcio Batista (PDT), que foi agredido e ameaçado por Neiriberto.
A ação foi gravada pelas câmeras de monitoramento do Parlamento Municipal. Neiriberto, que é sargento reformado da Polícia Militar, se exaltou com o colega durante um debate sobre a implantação de férias remuneradas e 13º salário para os vereadores. Veja ao final da matéria.
Ele vai para cima de Edmar dá um soco e depois ainda saca a arma e sai fazendo ameaças enquanto era contido por um policial. O parlamentar chegou a apertar o gatilho, mas a arma falhou. Neiriberto ficou preso mais de um mês, porém conseguiu responder pelo crime em liberdade.
Em abril foi aberta uma Comissão Processante para analisar a conduta do vereador e se ele merece perder o mandato. O prazo para o relatório final era de 90 dias, que se encerram esse mês, mas, segundo despacho do presidente da Câmara, os trabalhos já foram concluídos e o próximo passo é a votação deste documento.
Também em abril, a Vara Única de Querência recebeu a denúncia contra Neiriberto e o tornou réu na ação penal pelo crime de tentativa de homicídio.
Segundo o presidente da Câmara, Telmo Alves de Brito (PDT), o afastamento de ambos os vereadores ocorre porque "as votações do relatório final (...) necessitam de tranquilidade e segurança para que ocorram".
(Com informações J1 Agora)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!