Fred Moraes
Única News
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), disse estar temeroso diante da possível federação entre seu partido com o Republicanos e o Progressistas pode representar um risco para as eleições dos deputados estaduais porque diminuiria consideravelmente o número de candidatos lançados pelos partidos nas disputas para deputados estaduais.
Em entrevista à imprensa, Júlio disse que conforme a Legislação Federal, nas eleições o número máximo em que os partidos podem lançar para as respectivas candidaturas é referente ao número total de vagas do parlamento mais um. Ou seja, numa disputa pelo parlamento mato-grossense, o número de candidatos seria 24 [número de cadeiras] mais 1, totalizando 25 nomes para disputa.
Porém, caso a federação seja criada, a equação ficaria da seguinte maneira: 25 vagas para 3 partidos (União, Republicanos e Progressistas), o que seria equivalente 8 vagas para cada um, além disso deveriam elencar 3 vagas em cada partido para acomodarem candidaturas femininas.
“A legislação federal diz que cada partido pode lançar números de vagas, mais uma cadeira. No caso do União Brasil, poderíamos lançar na próxima 28 candidatos [porque o número de parlamentares será expandido]. Se fizer a federação, poderemos lançar os 28, tirar 9 vagas para mulheres, e 19 vagas para três partidos, com seis candidatos. Realmente, uma federação a nível nacional como se articula em Brasília, sem ouvir diretório regional é um pouco complicado”, disse o deputado.
FEDERAÇÃO DO UNIÃO
Visando tornar-se a maior bancada da Câmara Federal, o União Brasil unirá o Centrão no Congresso Nacional vai impor mais pressão ao governo federal no próximo ano. Se consolidada, a federação chegará a 151 deputados e 17 senadores. Na Câmara, o número ultrapassaria o PL, que possui a maior bancada neste momento: 95 deputados.
O foco será a aliança entre as três siglas, mas a possibilidade de uma federação com apenas duas delas não está descartada. Se for consolidada, a federação terá impacto no cenário político em nível municipal, estadual e nacional.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!