Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 06 de Maio de 2020, 14:21 - A | A

06 de Maio de 2020, 14h:21 - A | A

POLÍTICA / DE VOLTA À CÂMARA

Justiça anula cassação do mandato de Abílio Junior após dois meses

Elloise Guedes
Única News



A cassação do vereador Abílio Junior (Podemos) foi anulada pelo juiz Carlos Roberto de Barros Campos, da 4ª Vara de Fazenda Pública de Cuiabá. A decisão é desta quarta-feira (6).

Abílio teve o mandato cassado em março deste ano, por quebra de decoro parlamentar. O vereador foi acusado de abuso de prerrogativa e calúnia, ao invadir prédios públicos para “fiscalizar” e ofender os servidores, além de acusar outros vereadores de o terem ameaçado de morte.

O suplente de Abílio, Oséas Machado (MDB), é o responsável pelo processo que culminou em sua cassação e assumiu a vaga no parlamento. Ele deve deixar a Casa ainda essa semana.

O advogado de Abílio, Fabrizzio Cruvinel, ingressou com pedido de anulação do decreto poucos dias depois de a cassação ser aprovada.

Ao analisar a liminar, o magistrado apontou irregularidades no trâmite do processo que culminou com a cassação do vereador.

Entre eles, está a não apreciação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do procedimento de abertura de instauração da investigação pela Comissão de Ética da Câmara.

“Determino a imediata recondução do autor ao cargo de Vereador do Município de Cuiabá-MT, bem como a suspensão de todos os efeitos reflexos da cassação, entre eles a suspensão da inelegibilidade e o retorno da percepção salarial; sob pena de aplicação de multa diária no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais)", diz trecho da decisão.

Abílio Junior deve se pronunciar ainda na tarde desta quarta-feira (6).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia