12 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 16:38 - A | A

12 de Maio de 2025, 16h:38 - A | A

POLÍTICA / ARTICULAÇÃO DE MAX RUSSI

Mauro autoriza venda de importados sem impostos em Cáceres; lei será enviada à Assembleia

Mauro Mendes ouviu representantes de vários segmentos da região

Única News
Com Assessoria



O governador Mauro Mendes autorizou a criação de uma free shop - zona comercial que vende produtos importados livres de impostos - na cidade de Cáceres. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (12), após reunião com diversas autoridades e representantes da região.

"Ouvindo a prefeita, vereadores, deputados, o padre, comerciantes, OAB, vemos que a região Oeste começa um despertar. Fizemos uma análise criteriosa dessa questão e vamos autorizar sim o Free Shop", decidiu.

A proposta é capitaneada pelo deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que reforçou a importância do projeto para gerar emprego, atrair turistas, movimentar a economia e consolidar Cáceres como referência na fronteira Brasil–Bolívia. “Essa reunião foi provocada pelas associações da região, com o apoio dos prefeitos e empresários. Nosso objetivo é sensibilizar o governo para a importância estratégica desse empreendimento. Estamos falando de um novo vetor de desenvolvimento para Cáceres e todo o Oeste do estado”, afirmou Max Russi.

Durante o encontro, o deputado destacou que a proposta não é recente. Ela remonta aos estudos realizados desde 2019, quando Cáceres e San Matías (na Bolívia) foram reconhecidas como cidades-gêmeas, o que garante o respaldo legal para a instalação do free shop. Mesmo com esse marco, a efetivação ainda depende da legislação estadual.

O governador Mauro Mendes afirmou que ainda nesta semana a lei será enviada para a Assembleia Legislativa, de forma a "dar segurança jurídica" à decisão.

"Como Cáceres já foi reconhecida como cidade-gêmea de San Matias, na Bolívia, agora só precisamos desse aval dos deputados para concretizar. Se Deus quiser, em poucas semanas estaremos em Cáceres assinando o decreto definitivo", adiantou.

Para o vice-governado Otaviano Pivetta, a medida vai fazer com que Cáceres avance para o futuro e consolide a sua vocação, assim como outros municípios de Mato Grosso fizeram.

"Agora é hora de somar esforços para que o município se desenvolva, atraia empresas, investimentos e seja um novo polo de desenvolvimento", ressaltou.

Max Russi garantiu que irá trabalhar para aprovar o projeto de lei "o mais rápido possível". "Essa ação vai deixar um legado. Vai se somar aos outros grandes investimentos do Governo em Cáceres, como a ZPE [Zona de Processamento de Exportação], as obras no aeroporto, reforma de escolas, novas estradas. Cáceres é o município mais importante da região Oeste e agora todos nós vamos nos sentir motivados a fazer essa ação se tornar realidade", destacou.

 

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o free shop vai não só desenvolver o comércio de toda a região, mas também "atrair turistas". "Esse free shop vai mudar o perfil de Cáceres. É uma decisão que vai trazer muita coisa boa para o nosso município e para todo o entorno", registrou.

Também estavam no evento: o deputado federal Nelson Barbudo; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga) e Pabollo Victor (Rio Branco); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Caceres, Davi Perez; a presidente da OAB Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades locais.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia