09 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 16:45 - A | A

16 de Junho de 2025, 16h:45 - A | A

POLÍTICA / IMPOSTO ATRÁS DE IMPOSTO

Pivetta engrossa o tom; "Governo Federal só pensa em aumentar receita e o povo não aguenta mais"

Governo Lula (PT) aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), assunto que gerou imenso debate por todo o Brasil.

Euziany Teodoro
Única News



O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, engrossou o tom ao falar sobre a decisão do Governo Lula (PT) de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), assunto que gerou imenso debate por todo o Brasil.

O governo federal publicou na quarta-feira (11) um novo pacote de medidas tributárias para substituir o aumento do IOF decretado em maio. O texto inclui mudanças na cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre investimentos como LCIs e LCAs (letras de crédito imobiliário e do agronegócio) e CDBs (Certificado de Depósito Bancário).

Em geral, as alterações sobre os investimentos estabelecem uma alíquota de 5% de Imposto de Renda sobre aplicações hoje isentas, incluindo as LCIs e LCAs. E uma alíquota unificada de 17,5% sobre os rendimentos de investimentos que hoje seguem uma tabela regressiva, com taxas que variam de 15% a 22,5%, dependendo do prazo da aplicação.

Para Pivetta, desde o início de seu terceiro mandato, o presidente Lula tem focado apenas em aumentar a receita do Governo, ao invés de cortar despesas.

"O governo federal, desde o início desse atual governo, se preocupa muito em aumentar a receita, dentro de todas as formas, aumentar a receita. (...) O povo não aguenta mais imposto, o povo não aguenta mais pagar para os governos e não receber nada em troca", disparou o governador.

Pivetta destaca que, em Mato Grosso, quando ele e Mauro Mendes assumiram a gestão em 2019, entre as medidas adotadas para encontrar o equilíbrio fiscal, estava justamente o corte de despesas. Para ele, Lula deveria fazer o mesmo, mas falta "vontade".

"Nós que estamos governando aqui, eu ajudo o Mauro a governar desde 2019, nós, no início do governo, quando nós fizemos as reformas, uma das iniciativas que estava no nosso alcance foi cortar a despesa. Então, o governo federal precisa adotar essa estratégia que é a mais simples de todas. Só que precisa boa vontade, precisa por vontade política. Cortar a despesa."

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia