Ari Miranda
Única News
Em conversa com jornalistas, o presidente do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, Ananias Martins Filho, afirmou que a sigla fará pesquisas internas entre filiados para decidir se o nome que irá representar o partido na disputa ao governo do estado nas eleições de 2026 será o do senador e veterano da sigla, Wellington Fagundes ou do empresário e pretenso novo filiado da legenda, Odílio Balbinotti Filho.
Ocorre que até o início da semana passada, Fagundes era o nome mais cotado da sigla para ser o candidato do PL à chefia do Paiaguás. Porém, o nome de Balbinotti, que é conhecido como “O Rei das Sementes” começou a despontar no cenário político de MT, após ele se tornar um dos maiores financiadores de campanhas de candidatos a prefeito da agremiação nas eleições municipais deste ano aqui no estado.
Até o momento, o empresário não está filiado a nenhuma sigla, mas deixou claro á imprensa na última semana que sua preferência é pelo PL.
Questionado se iria “escantear” Wellington, Ananias disse que a cúpula do partido vai realizar uma série de levantamentos para traçar o “perfil ideal” do nome que irá representar o PL nas eleições 2026.
“Não é questão de menosprezar. É que temos que traçar o perfil ideal do que o povo quer. Nós também não podemos fazer nenhum tipo de campanha e buscar um candidato que seja fora do perfil. Já mostrou muito bem o resultado da campanha municipal”, disse Ananias.
“Ninguém está fora. Você não tira ninguém e nem coloca ninguém antes da hora. A hora certa de discutir o candidato é em cima de pesquisa”, completou.
Mesmo com as especulações sobre uma possível candidatura de Balbinotti ao governo de MT pelo PL, o presidente preferiu evitar indisposições e garantiu que as articulações só ocorrerão em 2026, asseverando que o momento é de cuidar que os gestores eleitos pelo partido façam bons governos em seus municípios, preparando assim o “meio de campo” para uma candidatura da sigla ao Paiaguás.
“Nós vamos ter que, primeiro, fazer uma gestão de um ano e meio para mostrar para população que esse perfil de direita, com menos Estado e mais iniciativa privada(...). Vamos fazer um ‘laboratório’, e esse laboratório vai mostrar e credenciar que nós estamos no caminho certo e que é isso que a população quer”, enfatizou.
“Não iremos ter dificuldade de escolher quem teremos de candidato à governador. E nós não vamos errar. Vamos apresentar uma pessoa que realmente tem condição de continuar essa gestão austera e de progresso, que hoje é feita pelo governador Mauro Mendes”, pontuou Martins.
PRINCIPAIS PREFEITURAS
Nas eleições municipais deste ano, o PL conseguiu eleger prefeitos nas cinco maiores cidades de MT:
- Cuiabá: Abílio Brunini;
- Várzea Grande: Flávia Moretti;
- Rondonópolis: Cláudio Ferreira;
- Sinop: Roberto Dorner; e
- Primavera do Leste; Sérgio Machnic.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!