Ari Miranda
Única News
Questionado sobre um pedido protocolado pelo vereador Bruno Rios (PL) junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), solicitando a abertura de processo de intervenção estadual no Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) apoiou a iniciativa do parlamentar, porém considerou-a "fora de hora".
O parlamentar, que faz parte da base da prefeita Flávia Moretti (PL) no parlamento várzea-grandense, ingressou com a solicitação pedindo a intervenção, semelhante a que foi feita na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá entre dezembro de 2023 e meados de 2024, alegando que o município demonstrou incapacidade para gerir o saneamento básico, denunciando a má gestão do DAE, o sucateamento da autarquia e a falta de vontade política de Moretti para solucionar os problemas.
Mesmo apoiando a iniciativa, Tião avaliou como equivocada a justificativa do parlamentar, alegando que não dá para se resolver um problema de longa data em apenas quatro meses de gestão.
“Eu acho que passou da hora. Essa intervenção tinha que ter pedido quatro, cinco, dez anos atrás. É impossível nós resolvermos o problema do DAE em quatro meses, depois de décadas deixado de lado”, apontou Tião.
“As demandas que foram deixadas de lado há décadas não são em quatro meses [que iremos resolver]. Nós somos gestores, não somos mágicos”, completou.
Além disso, o vice-prefeito afirmou que o pedido de intervenção se justificaria caso fosse feito após um ano de gestão, ratificando que o pedido acende um novo “alerta vermelho” para os políticos das esferas estadual e federal de MT sobre a problemática da falta de água na “Cidade Industrial”.
“Eu acho que quando der um ano, se nós não correspondermos [as expectativas], podemos ir nessa linha de intervenção ou até entregar [o DAE]. De todo modo, eu acho que não é oportuno [um pedido de intervenção] nesse momento, mas acende um alerta para que todos os políticos entendam a dificuldade que temos hoje com relação à água”, destacou Zaeli.
“O ano que vem tem eleições e será lembrado aquele [político] que participar das demandas básicas da sociedade [várzea-grandense]”, pontuou.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3