Da Redação
Única News
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, o deputado Carlos Avallone (PSDB), integra a comitiva do Governo do Estado que reúne autoridades, técnicos e empresários na Water for Food Global Conference que acontece na Universidade de Nebraska (EUA). A conferência "Água para a alimentação" discute o desafio global de alcançar a segurança alimentar com menos pressão sobre os recursos hídricos, utilizando as águas subterrâneas.
"Nebraska é o estado americano com maior área irrigada, sendo 85% provenientes de aquífero que alimenta mais de 100 mil poços, beneficiando toda a cadeia produtiva agrícola. Com certeza poderemos aproveitar as experiências americanas e as novas tecnologias para aprimorar os sistemas de irrigação em Mato Grosso", disse Avallone.
O primeiro compromisso da comitiva, no domingo (7) na capital Lincoln foi uma palestra do professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) e consultor do Imafir/Aprofir, Everardo Mantovani. O pesquisador afirmou que Mato Grosso possui o maior potencial do Brasil para expansão de agricultura irrigada. "Em função da dificuldade de expandir áreas produtivas, uma alternativa é a agricultura irrigada sustentável que tem o lado econômico, o lado social e ambiental. E Mato Grosso tem um potencial incrível", disse Mantovani.
De acordo com o estudo, atualmente a área irrigada do Brasil é de 8,2 milhões de hectares e Mato Grosso responde por 178 mil hectares. A análise realizada mostra que o potencial efetivo de expansão de áreas irrigadas no Brasil é de 13,6 milhões de hectares e Mato Grosso é o que possui a maior capacidade de crescer, podendo saltar para até 3,9 milhões de hectares.
O deputado Avallone destacou que o governador Mauro Mendes acertou ao pedir um estudo científico que pudesse mostrar o potencial e a melhor forma de Mato Grosso expandir essa técnica produtiva. "Fiquei impressionado com esse belíssimo estudo que poderá balizar futuras decisões e políticas públicas sobre a questão das águas subterrâneas para irrigação. E fazer isso em bases científicas demonstra a preocupação do governo em fazer a irrigação de forma séria, aproveitando o trabalho e a experiência de outros países e outros estados. A gestão científica destes recursos na agricultura com certeza fará a diferença nos próximos anos em Mato Grosso", disse o deputado.
Nesta segunda-feira (8) a comitiva participou da cerimônia de abertura da conferência e acompanhou as diversas palestras de especialistas em agricultura irrigada. Além de Avallone, o parlamento estadual está representado pelos deputados Beto Dois a Um (PSB) e Cláudio Ferreira (PTB).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!