Cuiabá, 22 de Junho de 2024

RADAR NEWS Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 15:49 - A | A

22 de Novembro de 2023, 15h:49 - A | A

RADAR NEWS / NESTA QUARTA, 22

Câmara de Cuiabá realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Obelisco

Da Redação
Única News



A Câmara de Cuiabá realiza, na noite desta quarta-feira (22) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Obelisco, que marca o Centro Geodésico da América do Sul, na Praça Pascoal Moreira Cabral, em frente ao prédio da Casa Parlamentar.

O evento, com início marcado para as 19h, é de autoria do presidente do Legislativo cuiabano, vereador Chico 2000 (PL), que decidiu celebrar o cinquentenário do monumento, símbolo de confraternização entre os povos sul-americanos.

A OBRA

O marco delimitando o Centro Geodésico da América do Sul foi construído em 1909, pela comitiva liderada pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Já o obelisco, de 20 metros de altura, posto sob o marco, é revestido em mármore branco e foi inaugurado em 15 de novembro de 1973, festejado juntamente com a Proclamação da República.

A proposta para a construção do monumento partiu do engenheiro Cássio Veiga de Sá, que em 1966 era secretário de Aviação e Obras Públicas da Prefeitura de Cuiabá. À ocasião, Veiga e Sá compareceu a uma sessão extraordinária da Câmara de Cuiabá, para apresentar a proposta da construção da então nova sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do monumento.

O objetivo também era de criar um ambiente de confraternização pan-americana, pois o local era o centro geográfico da América do Sul.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia