UOL
Os Estados Unidos realizam nesta terça-feira, 5 de novembro, a eleição para escolher seu próximo presidente. A disputa está entre Kamala Harris e Donald Trump. A contagem dos votos começa na noite de terça, mas não há previsão de quando será concluída.
Espera-se que uma projeção do resultado seja divulgada pela imprensa no domingo. No entanto, o vencedor oficial só é divulgado em dezembro, após contagem oficial dos delegados.
A duração da apuração nos EUA pode variar bastante. Em 2016, o resultado saiu na manhã seguinte, com a vitória de Trump. Em 2020, no entanto, a confirmação da vitória de Biden levou cinco dias, devido à competitividade da eleição e ao alto número de votos pelo correio.
O método de votação também influencia na rapidez da contagem. Nos EUA, é possível votar presencialmente no dia da eleição, de forma antecipada ou pelo correio, com envio antecipado. Quando há muitos votos enviados por correio, o processo de apuração costuma demorar mais.
Geralmente, o nome do vencedor é projetado na noite ou madrugada da eleição, mas o Colégio Eleitoral só oficializa o resultado em dezembro, quando os eleitores se reúnem em suas capitais estaduais para formalizar seus votos.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!