Cuiabá, 20 de Junho de 2024

RADAR NEWS Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 20:00 - A | A

21 de Maio de 2024, 20h:00 - A | A

RADAR NEWS / PAUTA MUNICIPALISTA

Prefeitos de MT participam da Marcha dos municípios a Brasília

Única News
Da Redação



O segundo dia da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios abriu espaço para uma ampla discussão sobre  a crise financeira dos municípios brasileiros. Durante a abertura oficial da mobilização, nesta terça-feira (21), foram apresentados dados alarmantes que comprometem o equilíbrio fiscal e orçamentário das gestões locais.

A Marcha a Brasília, que conta com cerca de 10 mil participantes de todo o país,  prossegue até esta quinta-feira (23) com uma ampla programação, que também inclui debates técnicos sobre diversos temas relacionados à saúde, educação,  cultura, reforma tributária, panorama das obras municipais e encerramento de mandado.  A comitiva de Mato Grosso conta com cerca de 140 representantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, entre outros.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do evento, 49% dos municípios do país estão gastando mais do arrecadam.  Ainda conforme a instituição, no final de 2022, os municípios tinham R$ 69 bilhões em caixa e, hoje, estão com R$ 19 bilhões de déficit devido a uma série de compromissos e obrigações, como a criação de pisos salariais de várias categorias que oneram os cofres das prefeituras.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, assinalou que a crise é preocupante, pois compromete as finanças locais e reflete nos investimentos e prestação de serviços à população. “Por isso estamos aqui em Brasília para reivindicar do governo federal e Congresso Nacional as condições  necessárias para que possamos fazer uma gestão eficiente que gere resultados efetivos para a população”, afirmou, destacando algumas pautas importantes, como a desoneração da folha de pagamento, distribuição dos royalties, precatórios, custeio do Sistema Único de Saúde, entre outros.

A AMM, que possui um stand no evento para receber os gestores, vai reunir  a bancada federal de Mato Grosso para debater o avanço de matérias na Câmara e no Senado. A reunião com os parlamentares é considerada um dos momentos mais relevantes da Marcha, pois assegura o apoio dos parlamentares na votação e no avanço de projetos importantes para os municípios no Congresso Nacional.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia