02 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

RADAR NEWS Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

22 de Outubro de 2024, 07h:40 - A | A

RADAR NEWS / "AMIGO DO CÉREBRO"

Tomar café todos os dias pode reduzir risco de Alzheimer, revela estudo

Ari Miranda
Única News



Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista cientifica “Alzheimer’s & Dementia” revelou que o consumo do café, bebida presente no dia a dia de grande parte dos lares e empresas brasileiras, diminui o risco do CCL (Comprometimento Cognitivo Leve) e impede o desenvolvimento do Alzheimer, doença neurodegenerativa que afeta adultos com idades mais avançadas.

Para o estudo, pesquisadores observaram a ingestão de cafeína por 263 pacientes, com idades acima dos 70 anos, durante cinco anos, sendo coletadas neste período amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (LCR), além de ressonância magnética.

Ao final, os estudiosos constataram que aqueles que beberam menos café (2 xícaras ao dia) tinham quase 2,5 vezes mais chances de serem diagnosticados com perda de memória, Alzheimer ou CCL, se comparando com os pacientes que consumiram muita cafeína (três xícaras ou mais).

De acorco com a Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e perde apenas para os Estados Unidos.

Conforme a Associação, os maiores “tomadores” de café do Brasil estão na Região Sudeste, responsável pelo consumo de 41,8% do total nacional, seguido pelas regiões Nordeste (26,9%), Sul (14,7%), Norte (8,6%) e, por fim, o Centro-Oeste, com 8%.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia