Da Redação
(Foto: Reprodução)
Por 6 votos a favor e 3 contrários, os vereadores de Acorizal aprovaram o processo de afastamento contra o prefeito Clodoaldo Monteiro (PSDB) na sessão ordinária, desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal.
O prefeito ficará afastado por 90 dias, período que será investigado. E já nesta quinta-feira (12.10), feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, às 14 horas, o vice-prefeito Benedito Figueiredo (PSD) será empossado como novo prefeito de Acorizal. A cerimônia de posse ocorrerá no plenário do Legislativo municipal.
O prefeito Clodoaldo foi denunciado pelo advogado Ezair de Arruda Botelho, que protocolou o pedido no dia 9 de outubro no legislativo. Segundo o requerimento do advogado, denuncia crime de responsabilidade fiscal, omissão de informações a Câmara, atraso de repasses constitucionais (duodécimo), infrações políticas e administrativas, nomeação irregular de Secretário ao custo de R$ 9.000,00 (cedido pelo Estado), não envio dos balancetes, desconto e não pagamento das contribuições previdenciárias (apropriação indébita), além de outras irregularidades.
Durante a sessão, a vereadora Judiney (PSD), usou a tribuna para realizar a defesa ao chefe do Executivo Municipal.
“Eu votei a contrário porque faltou união para essa discussão, no sentido de unir os poderes para solucionar os problemas e não complicar ainda mais”, comentou ela.
Em sequência, o vereador Luiz Carlos (PSB), também discursou, mas opinou em favor do afastamento.
Na ocasião, os parlamentares realizaram um sorteio que escolheu três membros para atuar na Comissão Processante, conforme o regimento interno da Casa de Leis. São eles: o vereador Adão Neponoceno (PSDB), como presidente da Comissão, a vereadora Judiney Siva (PSD), membra, e o vereador Diego Taques (PSD), como relator.
“Vamos apurar os casos nesses 90 dias. Estaremos preparados juridicamente e esperamos não encontrar nada. Mas faremos o melhor para esclarecer esse processo para o povo de Acorizal”, destacou o presidente da Comissão Processante, Adão Neponoceno.
Sobre o resultado da votação para abertura do processo de afastamento contra o prefeito municipal, o presidente da Câmara comentou:
“O prefeito Clodoaldo terá 10 dias para apresentar sua defesa à Comissão Processante. Estaremos aqui para esclarecer o fato e levar o conhecimento à população de Acorizal. Se caso comprovar o fato, tomaremos as providências necessárias”, disse o vereador Welington Gusmão, ao informar que sempre convidou o prefeito em participar nas reuniões no legislativo, mas que ele nunca esteve presente. (Com Ascom)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!