Cuiabá, 22 de Junho de 2024

SAÚDE E BEM ESTAR Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 08:00 - A | A

06 de Maio de 2024, 08h:00 - A | A

SAÚDE E BEM ESTAR / É SAUDÁVEL?

Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente

Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis e envolvida em diversos preparos, o ovo traz benefícios variados para a saúde

Metrópoles



A ideia de incluir ovo na dieta diária para melhorar a saúde é bem conhecida. Até filmes como 2 filhos de Francisco (2013) e Rocky (1976) exploram a possibilidade de melhorar o rendimento físico através dos nutrientes presentes no alimento. Mas, afinal, comer ovo todo dia é saudável?

De acordo com os estudos mais recentes, não só é saudável como é recomendado incluir o alimento no cardápio diário. Cada unidade de ovo possui cerca de 6 gramas de proteína e poucas calorias, cerca de 70, o que faz do alimento um dos preferidos de quem quer ganhar músculos. Ele, porém, tem nutrientes que oferecem muitos outros benefícios à saúde.

O ovo é composto de gema e clara e cada um deles tem componentes nutricionais diferentes e complementares. A parte amarelinha é cheia de vitamina D, além de ser rica em colina, uma vitamina do complexo B. Já a parte transparente é onde está a maioria das proteínas, especialmente a albumina.

“O ovo tem uma combinação única de diferentes vitaminas e minerais, é quase um multivitamínico de tão vasto. Além disso, tem o benefício de ser um alimento muito versátil, envolvido em diversos preparos e em praticamente todas as refeições”, pontua a nutricionista Wellyda Oliveira, de Brasília.

A ingestão recomendada pela profissional é de ao menos um ovo por dia e ela ressalta que não há um limite diário desde que o alimento seja bem integrado à dieta. Anteriormente, acreditava-se que o alimento prejudicaria os níveis de colesterol, mas pesquisas recentes apontam que não há aumento de colesterol ruim com o consumo frequente do ovo em quantidades moderadas (de 1 a 3 unidades diariamente).

A contraindicação seria para pessoas com hipercolesterolemia familiar (níveis genéticos de colesterol alto) e, claro, para indivíduos com alergia ao alimento.

Wellyda pede atenção, porém, ao preparo escolhido para não comprometer os benefícios do alimento. “Devemos evitar adicionar uma quantidade excessiva de fonte de gordura, dando prioridade para o ovo cozido ou versões fritas em panelas antiaderentes, que necessitam de pouquíssimo óleo”, recomenda a nutricionista.

Saiba as vantagens para o corpo do consumo diário de ovo:

  1. Mantém a massa muscular. Por ser rico em proteínas, uma das funções do ovo na alimentação é ajudar no desenvolvimento da massa magra.

  2. Gera saciedade. As proteínas e a amplitude de nutrientes presentes no alimento aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a fome ao longo do dia, o que é especialmente útil para quem quer perder peso. Um estudo de 2020 apontou que há um maior controle da fome especialmente ao incluir o ovo no café da manhã.

  3. Reforça o sistema imunológico. Por ser rico em antioxidantes como as vitaminas A, D, E e do complexo B, o ovo ajuda a combater os radicais livres, mantendo a saúde do organismo. O consumo de mais de cinco unidades por semana também foi associado a um menor risco de ter pressão alta e diabetes em um estudo de 2023.

  4. Protege os olhos. O ovo é rico em vitamina A, um dos mais importantes nutrientes para a manutenção da saúde ocular. Além disso, possui bastante luteína (especialmente naqueles de gema mais escura), componente fundamental para evitar a degeneração macular, uma doença que leva à perda de parte da visão com a idade.

 

Leia a matéria no Metrópoles

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia