09 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

SOCIAL Terça-feira, 10 de Julho de 2018, 08:00 - A | A

10 de Julho de 2018, 08h:00 - A | A

SOCIAL / BELA HOMENAGEM

Família Aquino foi homenageada pelo Instituto Histórico Geográfico em Poxoréo/MT

Por Tamires José/Única News



BABA FOTO 03.jpg

Os membros do Instituto Hístorico e Geográfico da cidade de Poxoréo, Antônio Nival Campos mais Paulo César Barreto o presidente da Câmara de Vereadores, Evangelista Vieira, Lucia Aquino Amaral, Jerolino Aquino, o prefeito municipal Nélson Antônio Paim e Álvaro Amaral.

 

Família Aquino foi homenageada pelo Instituto Histórico Geográfico em Poxoréu/MT 

 

Manoel de Aquino era conhecido como Seu Pié, nasceu em 05 de dezembro de 1902. Chegou em Mato Grosso, passando pela região do Graças, radicando-se em Poxoréu em 1926. Casou-se com Maria Lopes de Aquino, com quem teve oito filhos. Iniciou sua vida profissional como garimpeiro, onde foi muito bem sucedido. Adquiriu sua primeira propriedade, o Garimpo Primavera, que foi o mais próspero reduto garimpeiro à época.

 

Também adquiriu em sociedade com Luiz Nascimento, o Garimpo da Ponte dos Santos. Desbravou regiões inóspitas, dedicou-se a criação de gado na Fazenda Fortaleza na região de Rondonópolis e Fazenda Ferradura no Rio das Mortes, município de Chapada dos Guimarães. Maçom, Fundador da Loja Maçônica Luz e Trabalho II, 4 de Poxoréu, filiada ao GOI/MT e Fundador Sócio Remido do Diamante Clube Sociedade Recreativa de Poxoréu/Mt.

 

Nos últimos dias a família Aquino esteve na cidade de Poxoréu, onde recebeu uma belíssima homenagem em nome do patriarca o senhor Manoel de Aquino “Pié”. Agora darei ciência a todos, através das fotos, a beleza que foi a cerimônia de homenagem ao Sr. Manoel e da qual a família Aquino, muito se orgulha, devendo imorredoura gratidão, ao Antônio Nival, membro do Instituto Histórico e Geográfico, pela indicação.

 

“Hoje meu pai é patrono de uma cadeira naquela instituição, e ainda empresta seu nome a uma Sala de Memória, que guarda para a posteridade, materiais e fotos, que mostram o que foi a atividade garimpeira no município.  Linda e tocante a mostra, pelas lembranças que trazem e pela maneira como foi organizado o material”. Emocionada e feliz pela homenagem, fala uma das filhas advogada Lucia Aquino Amaral

 

 

“O médico Dr. Jorge Aquino, também esteve presente, bem como o irmão, Dr. Jerolino Aquino, filho da terra, e foi muito bem na fala, relembrando com muita propriedade, principalmente pela correlação com a homenagem,  o interesse e a paixão do seu pai pela leitura, ao ter como distração, ler e transmitir os romances que lia, aos garimpeiros, em narrativas sequenciadas diariamente, em forma de capítulos de uma novela, fato que emocionou muito pelas lembranças que afloraram”, finaliza Jerolino Aquino.

 

Seu Manoel, pai de Lucia Aquino Amaral sentava as noites, a porta, com os garimpeiros reunidos em círculo na frente da casa, e chamava Lucia, para declamar poesias Olavo Bilac -Pássaro Cativo.

 

Ele ficava todo orgulhoso daquele dom de sua pequena filha, que estufava o peito e ia narrando a história da avezinha que se via presa numa gaiola. Ali, ele ensinava a ter amor pelos bichinhos, a sentir a dor do outro. Hoje sei que era uma lição de vida.

 

Enfim, a família Aquino só tem a agradecer a Deus a graça de poder ver a história desse grande homem, cujo exemplo de retidão e nobreza, alicerçou o caminhar dos filhos, sendo conhecida, e reconhecida sua ação, para o engrandecimento do município de Poxoréu, que ele escolheu para viver. Gratidão e Aplausos...

 

BABA FOTO 3.1.jpg

Momento emocionante do descerrar a placa da Casa de Memoria Manoel de Aquino. “Pié”

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia