Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 07:14 - A | A

10 de Outubro de 2022, 07h:14 - A | A

VOLTA AO MUNDO / PNEU DE AVIÃO ESTOUROU

Acidente provoca atrasos e cancelamentos de voos em 15 estados e no DF

Ao todo, 140 voos foram cancelados com origem ou destino em 21 cidades além da capital paulista

G1
Única News



O acidente com uma aeronave de pequeno porte no Aeroporto de Congonhas, no começo da tarde deste domingo (9) provocou atrasos e cancelamentos de voos com reflexos em 15 estados e no Distrito Federal.

Com a interdição da pista por horas, foram cancelados 140 voos com origem ou destino em aeroportos de 21 cidades além da capital paulista.

O avião foi retirado nova horas depois do acidente. As operações de pouso e decolagem foram liberadas às 20h18.

Segundo a Infraero, foram cancelados 67 voos na chegada e 73 voos na saída do aeroporto.

Avião é retirado da pista do Aeroporto de Congonhas quase 9 horas após pneu estourar

O avião que sofreu um acidente no início da tarde deste domingo (9) no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, foi retirado da pista quase nove horas depois, por volta das 22h. Ele foi removido por um caminhão e deslocado para uma pista lateral.

Com a interdição da pista por horas, ao menos 140 voos foram cancelados no país: 73 partindo do Aeroporto de Congonhas e 67 chegando. A pista foi liberada para pousos e decolagens às 22h18 e o aeroporto deve ficar aberto até a 1h excepcionalmente.

O Aeroporto de Congonhas é o segundo com maior tráfego de passageiros do país e tem a rota mais movimentada do Brasil, que é a ponte-aérea com o Rio de Janeiro, de acordo com a Anac.

Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. O pneu do trem traseiro estourou na hora do pouso. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros, e estava com a documentação regular. A pista auxiliar do aeroporto está liberada para aviação executiva.

Investigação

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo(SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para fazer a investigação do acidente envolvendo o avião matrícula PP-MIX.

"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação", diz nota do órgão.

Áudio que circula em grupos de pilotos indica que o pneu estourou no momento do pouso porque houve uma tesoura de vento (mudança brusca de direção e velocidade do vento em uma curta distância, resultando em efeitos cortantes ou descendentes) e falha no freio.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia