Veja com AFP
(Divulgação/Getty Images/VEJA)

Defesa Terminal de Alta Altitude (THAAD)
Os governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anunciaram nesta sexta-feira que irão implantar em parceria um sistema de escudo antimísseis, após ameaças crescentes da Coreia do Norte por meio de testes de armamentos.
O sistema chamado de THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) será utilizado exclusivamente para combater a ameaça de Pyongyang, se assim for necessário, afirmaram os ministérios da Defesa dos dois países, em comunicado conjunto. Americanos e chineses começaram a discutir a instalação do equipamento pouco depois da Coreia do Norte ter disparado um míssil de longo alcance em operação de teste, ainda em fevereiro.
O novo sistema desagrada não só o país do ditador Kim Jong-un, mas também a Rússia e a China, principal aliada de Pyongyang, que reprovam a presença militar de Washington na região. O Ministério do Exterior chinês informou hoje que já convocou seus embaixadores norte-americano e sul-coreano para reclamar sobre a implantação do THAAD. Já os representantes russos declararam que o projeto "atenta contra o equilíbrio da região". "Esperamos que nossos sócios evitem executar ações que poderiam ter consequências irreparáveis", afirmou Ministério Relações Exteriores em comunicado.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3