29 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

VOLTA AO MUNDO Quinta-feira, 30 de Junho de 2016, 14:15 - A | A

30 de Junho de 2016, 14h:15 - A | A

VOLTA AO MUNDO / Inovação

Suécia testa 1ª rodovia elétrica para caminhões do mundo

Exame



A Suécia inaugurou neste mês o primeiro sistema de rodovia elétrica para transporte de cargas pesadas do mundo, investida que vai ao encontro da meta do país de tornar toda a sua frota de transporte livre de combustíveis fósseis até 2030.

 

Durante os próximos dois anos, um trecho de dois quilômetros na rodovia E16 ao norte de Estocolmo, equipado com a tecnologia 'eHighway', da multinacional Siemens, passará por testes. Segundo a empresa, esse sistema é duas vezes mais eficiente no consumo de energia que o convencional sistema de combustão interna e, também, menos poluente.

 

Dois caminhões híbridos (diesel e elétrico) da Scania foram adaptados para o teste, que vai criar uma base de conhecimentos para saber se o sistema de rodovia elétrica é adequado para o futuro uso comercial de longo prazo. 

Copyright: Scania CV AB

size_810_16_9_caminhao.jpg

Inovação: Suécia está comprometida em ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030

 

Como funciona

 

A operação é simples. Os caminhões se movimentam por um mecanismo instalado no topo, chamado de pantógrafo inteligente, combinado com um sistema de acionamento híbrido.

 

Sensores permitem que o pantógrafo seja conectado e desconectado da rede aérea a velocidades de até 90 km por hora. Graças ao sistema híbrido, também são possíveis operações fora da linha de contato, mantendo assim a flexibilidade dos caminhões.

 

Soluções de baterias ou gás natural, por exemplo, também podem ser implementadas como uma alternativa ao sistema de acionamento híbrido a diesel.

 

É inevitável indagar por que o país não considera transportar mais mercadorias por meios ferroviários, prática já estabelecida por lá.

 

Segundo a Siemens, o crescimento esperado para o transporte rodoviário de mercadorias vai ser tão grande quanto o do transporte de cargas por ferrovia, então o ideal é realmente encontrar uma forma de torná-lo mais sustentável, sem sobrecarregar outros meios.

 

Outro motivo é que nem toda mercadoria pode ser transportada por trem. 

 

"De longe a maior parte das mercadorias transportadas na Suécia passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada das mercadorias pode ser transferida para outros tipos de modal. É por isso que temos de libertar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para que eles também possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de transporte", diz Anders Berndtsson, estrategista-chefe da Administração de Transportes da Suécia, em nota.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia