Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 23 de Março de 2018, 12:36 - A | A

23 de Março de 2018, 12h:36 - A | A

CIDADES / DRIBLANDO O CAOS

Federação realiza encontro sobre leis espirituais no cotidiano das pessoas

Da Redação



(Foto: Assessoria)

Espírita -Lacordaire Faiad.jpg

 

No próximo final de semana - nos dias 30 de março a 01 de abril -, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, irá realizar o 5º Encontro Reflexivo à Luz do Evangelho de Jesus, em sua sede na Avenida Djalma Ferreira de Souza, Morada do Ouro, Cuiabá  Nesse evento serão apresentadas as exemplificações terapêuticas de Jesus e suas aplicações nos dias atuais.

 

Segundo o presidente da Feemt, o psicólogo Lacordaire Abrahão Faiad, ‘as pessoas estão vivendo um momento de grande conturbação, promovido pelo caos social. E que o aprendizado espiritual - diante destas conturbações -, realiza milagres no interior do homem’. 

 

Ainda fazendo uma comparação interessante sobre a diferença entre caos social e a catástrofe, ao revelar que a última, é impossível trabalhá-la, pois são comumente advindas de desastres naturais como um terremoto, um maremoto. ‘Agora o caos não, pois por mais difícil que seja, ele pode ser modificado. É como se nós estivéssemos reformando a nossa casa, assim os móveis da cozinha vão pra sala, da sala vão pra varanda, mas depois da reforma tudo vai estar no seu lugar. Com uma tendência que estes espaços redimensionados, ganhem mais harmonia e tenham mais qualidade. Da mesma forma nós, enquanto sociedade, que vivenciamos uma grande confusão dos valores éticos e morais, ao estudarmos as leis divinas aprendemos a encontrar uma ordem no caos, um caminho de luz em meio à escuridão’. 

 

Mais de duas mil pessoas já participaram das edições anteriores e as opiniões são praticamente unânimes, com declarações muito parecidas de que o conhecimento adquirido nestes encontros têm sido capazes, inclusive, de mudar a forma como viam o mundo e como o observam hoje, após as reflexões feitas sob o olhar dos ensinamentos de Cristo. 

 

Uma das pessoas mais entusiasmadas com o encontro é Maurício, um dos muitos espíritas que participam do evento e que mora no interior do Estado; ele, particularmente, em Cotriguaçu (920km distante de Cuiabá). Para participar do evento na capital, ele viaja da sua cidade até Cuiabá de carro, tendo que fazer neste quase mil quilômetros, um percurso de pelo menos 300 km de estrada de chão. Mas de acordo com o espírita, a viagem vale a pena pois os conhecimentos que têm assegurando o tem ajudado, enormemente, a [res]significar hábitos e desenvolver virtudes como a paciência, solidariedade e amorosidade em sua vida. 

 

“Depois que comecei a participar dos encontros reflexivos à Luz do Evangelho de Jesus, a minha vida passou a ter outro sentido. Hoje sinto que meu fardo está mais leve e meu jugo mais suave, destaca Maurício.” 

 

A expectativa da Federação é que devem participar deste 5º encontro, pessoas vindas de outros países como o Canadá e Estados Unidos, além de pessoas de vários estados brasileiros como Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal. Ainda representantes de mais de 30 cidades de Mato Grosso. 

 

Lacordaire Faiad explica que o objetivo do encontro é proporcionar que cada participante seja tocado pelos ensinamentos de Jesus.  “A doutrina espírita tem muito a contribuir com esse momento, com essa viagem que todos nós estamos inseridos, que é a viagem do espírito imortal. Como já dizia Sócrates, nós somos viajantes do tempo e a vida na Terra é uma estação, então todos estamos de passagem.” 

 

Sobretudo, ainda lembra Lacordaire, neste momento de aparente caos social em que os valores parecem estar sendo invertidos, a doutrina espírita, inequivocamente, tem um papel importante, pois a essência do Evangelho de Jesus tem o poder de ajudar o homem a conhecer a si mesmo. ‘Assim, neste encontro estaremos refletindo os conhecimentos sob a luz do Livro dos Espíritos de Allan Kardec. 

 

‘Jesus é o amigo daqueles que não tinham amigos. Foi aquele que deu profundos exemplos e assegurou à humanidade propostas como amor ao próximo, ética e ainda o respeito às diferenças. Sua mensagem é tão profunda que mesmo diante das conturbações vivenciadas pelo homem ao longo do tempo, nenhum outro aprendizado conseguiu se sobrepor aos conhecimentos deixados por ele, para a humanidade’. 

 

O 5º Encontro Reflexivo à Luz do Evangelho de Jesus será aberto a todos, não apenas para espíritas e será transmitido pelo site e canal da Feemt no Facebook, como também pela FebTV. A estimativa é de que mais de 30 mil pessoas assistam via internet. Para participar na Feemt, uma pequena taxa de inscrição é cobrada no valor de R$ 35,00 por pessoa. Mais informações, basta acessar o site www.feemt.org.br

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia