Cuiabá, 19 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 21:38 - A | A

13 de Janeiro de 2022, 21h:38 - A | A

CIDADES / APÓS CAPITÓLIO

MT deverá realizar estudos para identificar locais de risco e evitar tragédias

Mayara Campos
Única News



O Ministério do Turismo notificou o Governo de Mato Grosso para identificar e notificar as áreas que são muito visitadas e que podem trazer algum risco ao público. A determinação atinge todo o país, após a tragédia em Capitólio (MG), que deixou 10 pessoas mortas e vários feridos devido ao desmoronamento de paredões.

O ministro Gilson Machado Neto se reuniu com todos os secretários de Estado na segunda-feira (10). Em Mato Grosso, o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, afirmou que não há nenhuma área com problema. 

Um estudo do Serviço Geólogico do Brasil avalia as áreas mais delicadas de cada estado e que merecem atenção por receber dezenas de turistas diariamente. 

Em Mato Grosso, as áreas estão em Chapada dos Guimarães, Morro de São Geronimo e áreas de cachoeiras. 

"A apuração faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas para dar mais segurança à prática do ecoturismo no Brasil. Em Mato Grosso, nosso relatório já está pronto. Não temos nenhuma área com problema ou alerta. Apenas vamos aguardar o laudo do Serviço de Geologia para dar o próximo passo, conforme determinado pelo Ministério do Turismo", disse Jefferson.

No entanto, o secretário alertou que nenhum passeio de trilho ou turismo de aventura deve ser feito sem guia ou condutor turístico.

"Não adianta dizer que porque conhece a área que vai fazer o turismo sozinho. Tem que ter guia e ou condutor. Por isso não se aventure. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, por exemplo, um grupo de pessoas foi passear nas cachoeiras sem guia e sem condutor e pegaram uma tromba d'água. Ai teve que ir bombeiro, teve que ir salvadores para tirarem eles de lá. Por isso a gente ressalta. Não faça nenhum tipo de turismo de aventura ou trilha sem guia turístico. Eles são treinados para evitar lugares com perigo", orientou o secretário. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia