Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 18:09 - A | A

09 de Julho de 2019, 18h:09 - A | A

CIDADES / 2002 VAGAS

Pinheiro lança maior concurso da Educação e garante RGA a novos servidores

Claryssa Amorim
Única News



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que o Executivo Municipal tem limites financeiros mas, por ser “sensível”, acabou atendendo um pedido do secretário municipal de Educação, Alex Vieira, para lançar o concurso da educação com mais de duas mil vagas. Pinheiro ainda destacou que, independente do número de novos servidores, não deixará de honrar com o compromisso em pagar a Revisão Geral Anual (RGA).

Anunciando o maior concurso da gestão atual, o prefeito lançou o edital na tarde desta terça-feira (09). Serão 2.002 mil vagas no geral, sendo 594 distribuídas em 398 para cotas de negros e índios e, 196 para pessoas com deficiência (PCD). São várias funções e cadastro de reserva.

O prefeito aproveitou entrevista coletiva à imprensa e alfinetou o governador Mauro Mendes (DEM), dizendo que uma atitude é muito mais do que uma fala, pois quando o gestor quer avançar, ele consegue, mesmo em meio a dificuldades. Disse ainda que o pagamento da RGA não se discute, se paga. E quando não se cumpre, é um desrespeito ao trabalhador.

“Acima de tudo, deve haver respeito aos servidores públicos, principalmente da educação. Como já disse: temos limites, mas nada me impedirá de honrar os compromissos, por exemplo, o RGA. Não tem o que negociar, RGA não é aumento, não é reajuste, é recomposição das perdas inflacionárias do ano anterior, é uma conquista. Então, RGA não se discute, se paga, se cumpre”, disse Pinheiro.

Sobre o recurso financeiro da prefeitura para a realização do concurso, Pinheiro disse que as contas estão equilibradas e anunciou que baixou um decreto que cria um comitê técnico de ajuste fiscal, que deve analisar todas as despesas das secretarias e manter as contas regularizadas com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“A prefeitura faz o dever de casa. Nossas contas estão equilibradas. Prezamos pela LRF e com isso conseguiremos manter a regularidade e promover o equilíbrio fiscal nos exercícios de 2019 e 2020, pois não podemos gastar mais do que arrecadar. Investir na educação pública é prioridade. Investir no servidor público é prioridade”, ressaltou o prefeito.

Sobre a estrutura municipal com que a educação contará para receber os servidores, o prefeito declarou que “estará muito melhor do que ele recebeu da gestão anterior”. Ele disse ainda que todas as unidades educacionais estão sendo recuperadas aos poucos, pois não tem dinheiro para todas.

Por fim, Pinheiro parabenizou o secretário Alex Vieira pelo trabalho de dialogar e “jogo de cintura” com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT).

“Este será um dos maiores concursos da história de Cuiabá e o maior da gestão Emanuel Pinheiro. Os dois mil aprovados serão efetivamente chamados e a nossa previsão é de que todas as etapas do certame sejam realizadas até o mês de março do ano que vem, para que os novos profissionais possam assumir as suas funções ainda no primeiro semestre do ano letivo de 2020”, disse Alex Vieira.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia