Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 10:51 - A | A

04 de Setembro de 2019, 10h:51 - A | A

CIDADES / CURSO DE QUALIFICAÇÃO

Qualifica 300 certifica 763 alunas e quebra ciclo de violência doméstica

Única News
Com assessoria



A Prefeitura de Cuiabá, representada pela primeira-dama Márcia Pinheiro e o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, certificou 763 mulheres, alunas do Qualifica Cuiabá 300 anos em evento realizado nesta terça-feira (03.09), no Teatro Zulmira Canavarros.

A edição Mulher do programa, com cursos específicos para o público feminino, tem se consolidado como a maior política pública municipal no combate à violência doméstica.

Segundo a defensora pública, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá, Rosana Leite, o projeto têm auxiliado para quebrar o ciclo de violência doméstica que atinge a sociedade. “Como eu atuo na Defensoria Pública, trabalhamos com mulheres com extrema vulnerabilidade e esse projeto vem para retirar a mulher dessa dependência econômica que faz elas permanecerem na violência doméstica familiar. Precisamos quebrar o ciclo da violência e essa é uma forma”, elencou.

O Poder Judiciário tem indicado mulheres vítimas de violência para os cursos, além das inscritas via Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A intenção da primeira-dama com a edição feminina é justamente oferecer condições e oportunidade para a independência financeira das mulheres cuiabanas com cursos de alta empregabilidade a nível local.

“Muitas mulheres acabam sendo obrigadas a aceitar determinadas situações porque dependem de seus maridos para o sustento familiar e o cuidado dos filhos. Começa com uma violência verbal, psicológica, passa para a física e em casos extremos chega ao feminicídio. Com a conclusão desses cursos como manicure e pedicure, produção de bolos e salgados, essas mulheres podem empreender em seus bairros, montar sua clientela e gerar renda familiar”, explicou Márcia Pinheiro.  

Os nove cursos oferecidos durante pouco mais de três meses, foram totalmente gratuitos e ministrados nos bairros por meio dos 14 Cras da Prefeitura de Cuiabá. Cerca de 39 turmas diferentes tiveram acesso a novas oportunidades e especialização em suas respectivas áreas.

“Eu já produzia salgados e bolos, porém o curso me proporcionou maior qualidade nos meus produtos e isso consequentemente têm aumentado a minha renda e a clientela. Fico muito agradecida porque esses cursos são caros, geralmente são oferecidos no centro da capital e eu não teria condições de pagar. Agradeço de coração a Prefeitura e a primeira-dama”, contou Sônia Pereira, do bairro Jardim União, ao receber o certificado.

O Qualifica 300 tradicional está em andamento com 3 mil vagas para homens e mulheres nas áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além dos mais de 20 cursos, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo. 

Também participaram da entrega de certificados, a deputada estadual Janaina Riva, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, o vereador Luis Cláudio, o secretário de Assistência Social, Wilton Coelho, a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a secretária dos 300 anos, Celly Almeida.   

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto: Vicente Aquino)

(Foto: Vicente Aquino)

(Foto: Vicente Aquino)

(Foto: Vicente Aquino)

Comente esta notícia