Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 04 de Julho de 2019, 20:32 - A | A

04 de Julho de 2019, 20h:32 - A | A

CIDADES / PLANO ESTRATÉGICO

Representantes municipais apresentam propostas para Saúde Pública em MT

Única News
Com assessoria



A 9ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso começou na noite testa quarta-feira (04.07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“Nós temos o sistema mais democrático do mundo na área da Saúde, que é o SUS. Não tem exemplo no mundo de um Sistema Único de Saúde como temos no Brasil. Como ele também tem suas fragilidades, nada melhor do que, com frequência, debatê-lo. Este é um evento que tem representatividade, portanto, tenho certeza que haverá um debate rico ao logo desses três dias”, disse o secretário de Saúde e presidente do CES, Gilberto Figueiredo, durante a abertura do evento.

Durante três dias, representantes dos 141 municípios mato-grossenses estão reunidos para discutir e apresentar as propostas para elaboração de Políticas Públicas em Saúde; os debates foram constituídos no âmbito das Conferências Municipais. Esses eixos temáticos vão decidir quais planos devem ser implantados para aprimorar a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Durante a solenidade, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de debater este complexo assunto com representantes dos municípios e enfatizou a relevância do SUS para o país. Além disso, o gestor da Saúde explicou que a Saúde precisa “melhorar a gestão dos recursos que são pagos e trabalhar para ampliar esse sistema”.

Coordenador da Comissão Organizadora, Edevande França Pinto informou que foram realizadas Conferências Municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para o encontro estadual que conta com aproximadamente 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), Lúcia Almeida, falou sobre sua satisfação e expectativa na realização do evento. “Estou imensamente feliz em ver essa plenária cheia, com pessoas dispostas a discutir e tentar mudar a realidade do nosso SUS. Espero que tenhamos esses dias de discussões com propostas que venham resolver as nossas necessidades”.

Nesta sexta-feira (05.07), último dia da Conferência, serão escolhidos os delegados estaduais que levarão as propostas de Mato Grosso para o âmbito federal, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia