Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 19 de Março de 2019, 11:21 - A | A

19 de Março de 2019, 11h:21 - A | A

CIDADES / MORTANDADE DE PEIXES

Técnicos da Sema encontram milho com agrotóxico no Rio Paraguai

ÚnicaNews
Da Redação



(Foto: Sema e Polícia Ambiental)

mortes peixe rio paraguai

 

Durante análise de amostras do Rio Paraguai, em Alto Paraguai (a 219 km de Cuiabá), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) encontrou, nesta terça-feira (19), embalagens de agrotóxicos no Córrego Melgueira, um dos afluentes do rio. O Rio Paraguai passa pelos municípios de Barra do Bugres, Cáceres e outros. 

No domingo (17), pescadores encontraram vários peixes mortos sendo levados pela correnteza na região da APA Nascentes do Rio Paraguai.

Os técnicos da Sema e Polícia Ambiental coletaram as amostras da água para tentar descobrir o que causou a contaminação. A Prefeitura de Alto Paraguai informou que o abastecimento de água já foi suspenso, por conta da contaminação da água.

A APA Nascentes do Rio Paraguai já foi alvo de coleta promovida pelo  Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador – NEAST do Instituto de Saúde Coletiva - ISC da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no ano de 2017, cuja análise revelou contaminação  por agrotóxicos na referida Área de Proteção Ambiental Estadual.

Na ocasião, foram detectados princípios ativos de substâncias para os quais não há limites de segurança previstos no Brasil, tanto para água potável quanto para água superficial, como o Clomazone, Imidacloprido, Propoxur e Tiametoxam.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia