Cuiabá, 06 de Maio de 2024

COMPORTAMENTO Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 18:58 - A | A

28 de Dezembro de 2023, 18h:58 - A | A

COMPORTAMENTO / INDICA PESQUISA

Super Mario Odyssey se transforma em arma contra a depressão

Terra



Foto: Reprodução/Nintendo / Canaltech

super mario.jpeg

 

Além de ser um dos melhores jogos do Nintendo Switch, Super Mario Odyssey pode se tornar uma valiosa arma contra a depressão. Um estudo publicado na revista Frontiers analisa o papel do game no tratamento dos sintomas da doença e mostrou como o jogo trouxe resultados benéficos a pacientes.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade de Bonn, na Alemanha, e visava analisar se os videogames ajudariam a lidar com o estado depressivo de pacientes diagnosticados com Transtorno Depressivo Maior (TDM), que é considerado um grau mais acentuado da depressão. O principal objetivo era identificar possíveis efeitos benéficos no cérebro e no próprio comportamento das pessoas, sobretudo em termos de treinamento motivacional e cognitivo.

Para isso,o estudo analisou 46 indivíduos divididos em três grupos. Um deles passou seis semanas jogando Super Mario Odyssey, enquanto um segundo passou o mesmo período treinando no programa CogPack — dedicado a esse tipo de treinamento cognitivo. O terceiro grupo foi submetido a tratamentos convencionais para o TDM.

E o que os resultados mostraram ao final desse um mês e meio de testes foi que jogar Super Mario Odyssey realmente ajudou os pacientes. De acordo com o artigo que analisa os dados, os jogadores relataram uma diminuição significativa dos sintomas depressivos. Além disso, eles também se mostraram mais motivados em comparação aos demais grupos.

A razão para isso, segundo os pesquisadores, é que navegar por ambientes 3D no jogo estimula o hipocampo, região do cérebro responsável pela formação de memórias e associado ao aprendizado e às emoções. Isso já era algo sabido em indivíduos saudáveis, mas que também se provou verdadeiro em pacientes com transtornos depressivos.

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia