Cuiabá, 07 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Terça-feira, 26 de Abril de 2022, 11:30 - A | A

26 de Abril de 2022, 11h:30 - A | A

JUDICIÁRIO / TRÁFICO INTERNACIONAL

Esposa de Rowles é apontada como laranja em organização criminosa envolvendo ex-secretário

Thays Amorim
Única News



A corretora de imóveis Joelma de Moraes Gomes Girotto, esposa do lobista Rowles Magalhães, é apontada pela Polícia Federal (PF) como laranja da organização criminosa envolvendo o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato (PSD). Segundo as investigações, ela era beneficiada com diversas transações bancárias e lavava o dinheiro oriundo do tráfico.

A organização é investigada no âmbito da Operação Descobrimento. Segundo os autos, ao qual o Única News teve acesso, o registro bancário de Joelma aponta que ela é aposentada ou pensionista, com rendimentos mensais de R$ 3.157,67. Entretanto, suas movimentações entre 2020 e 2021 foram na ordem de R$ 3,9 milhões.

LEIA MAIS: Ex-secretário e lobista já tinham enviado 5 remessas internacionais de cocaína

“Por sua vez, em relação à investigada Joelma, as investigações demonstram que ela foi utilizada por Rowles (membro do primeiro escalão da ORCRIM) para a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico. No relatório da PF, encontra-se relatada a suposta prática do crime de lavagem capitais, em razão da aquisição de um imóvel por Rowles, com dinheiro oriundo, em tese, do tráfico de drogas, e registrado em nome Joelma”, aponta a PF.

“Joelma, portanto, supostamente servia como uma espécie de "laranja" para que Rowles Magalhães da Silva lavasse dinheiro oriundo do tráfico”, conclui os autos.

A PF pediu a prisão de Joema à Justiça Federal da Bahia, juízo onde os autos estão em tramitação. Contudo, o juiz Fábio Roque da Silva Araújo não viu requisitos legais. Rowles e Borgato foram presos na última terça-feira (19).

Além de Joelma, Marcelo Lucena da Silva também extaria auxilia Rowles e Ricardo Agostinho, funcionário público federal e integrante do primeiro escalão da organização, a esconderem a origem do dinheiro do tráfico. Lucena é responsável por centenas de transações financeiras a pedido de Rowles e Agostinho.

“Segundo as investigações MARCELO LUCENA DA SILVA estaria auxiliando Rowles e Ricardo Agostinho a “lavar” o dinheiro proveniente do tráfico de drogas, com transferências bancárias relacionadas com a compra de imóveis”, destaca as investigações.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia