Cuiabá, 19 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 07:40 - A | A

08 de Maio de 2024, 07h:40 - A | A

JUDICIÁRIO / AJUDA HUMANITÁRIA

Recursos de acordos fechados pelo MP de Mato Grosso serão enviados para o Rio Grande do Sul

Fred Moraes
Única News



Por uma determinação Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) orientou aos conselheiros da entidade que todo acordo financeiro feito entre o órgão e investigados tenha o valor integral revertido ao estado do Rio Grande do Sul, que atravessa a pior enchente da sua história.

A determinação foi encaminhada à entidade na segunda-feira (6).

Conforme o MP, foi criado um Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre), denominado “SOS Rio Grande do Sul”, visando a arrecadação de dinheiro para auxiliar a reconstrução do Estado sulista.

“Respeitada a independência funcional de Vossas Excelências, recomendamos a destinação de recursos decorrentes da atuação finalística do MPMT para ações humanitárias e de suporte social ao Rio Grande do Sul por meio da conta oficial disponibilizada por aquele Ente Federativo, sendo imprescindível que a instrumentalização dessa medida seja regularmente registrada no Bapre, conforme as normas vigentes”, diz o ofício assinado pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, e pelo corregedor-geral do MPMT, João Augusto Veras Gadelha.

CHUVAS NO RS

Há cerca de uma semana, o estado de Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública após sofrer com enchentes resultantes de três fenômenos climáticos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas.

O RS tem 388 dos 497 municípios impactados pelo temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas.

A Defesa Civil atualizou para 90 o número de mortos. O boletim divulgado nesta terça-feira (7) aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 132 desaparecidos e 361 feridos.

Há 203,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,1 mil em abrigos e 155,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia