Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 03 de Janeiro de 2017, 15:12 - A | A

03 de Janeiro de 2017, 15h:12 - A | A

POLÍCIA / EXPLOSÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS

Polícia prende criminosos que invadiram agências bancárias do Nortão

Foram presos Duarte Toshio Koroka, 19 anos, Richard Aparecido Amorim, 18, Eder Tobias da Silva, 25, e apreendido o menor L.C, 16 anos

Da Redação



(Foto: PJC)

 

Quatro membros de uma organização criminosa que atuaram recentemente em assaltos às  agências do Sicred e Sicoob no Norte de Mato Grosso foram presos, em investigação da Polícia Judiciária Civil, em Sinop (500 km ao Norte da Capital), nesta terça-feira (03).

 

Na ação desencadeada por policiais do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), e Divisão de Homicídio e Proteção e Pessoa (DHPP), unidades da Regional de Sinop, foram presos Duarte Toshio Koroka, 19 anos, Richard Aparecido Amorim, 18, Eder Tobias da Silva, 25, e apreendido o menor L.C, 16 anos, que estão envolvidos no furto da agência do Sicred, com uso de explosivos, no dia 3 de dezembro de 2016, e na tentativa de roubo a  agência do Sicoob, no dia 23 de dezembro, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital).

 

Segundo levantamentos dos policiais, os criminosos planejavam novos roubos a bancos na região. Eles foram descobertos na noite da última segunda-feira (02), escondidos em uma casa, no bairro Vila Mariana, em Sinop, local em que foram apreendidas três armas de fogo, sendo um revólver 38 e uma pistola 765, uma espingarda de pressão, duas correntes e dois pingentes de ouro, 9 relógios de pulso, celulares, porções de entorpecentes, entre outros objetos.

 

De acordo com os investigadores, Duarte Toshio Koroka, 19, conhecido por “Japa”, é um dos autores da tentativa de  roubo praticada na agência da Cooperativa de Crédito Sicoob, de Lucas do Rio Verde. Na casa, em Sinop, foi encontrado o boné, a camiseta e o tênis, usados por ele durante o roubo. A vestimenta foi reconhecida pelas imagens do circuito de segurança do banco.

(Foto: PJC)

 

 

Duarte  e o comparsa, Robson Junior Jardim dos Santos, chegaram a cooperativa em uma motocicleta, por volta das 13 horas do dia 23 de dezembro. O suspeito, Robson, portando um simulacro de arma de fogo, entrou na agência, mas o segurança da financeira ao perceber a arma,  reagiu atirando contra ele, que na ocasião apresentou uma CNH falsa, em nome de Alessandro Aparecido Cesário, 22 anos.

 

O bandido ainda tentou tomar a arma de fogo do vigia, que disparou três tiros contra o suspeito, que atingiram o abdômen e uma das orelhas. O criminoso foi socorrido e responde por tentativa de roubo. Seu comparsa, Duarte, ficou na área do lado de fora e foi reconhecido pelas imagens de segurança do banco.

 

Pelo furto ao Sicred de Sinop, mediante uso de explosivos para danificar terminais, foi identificado o menor L.C, 16 anos, como um dos integrantes da quadrilha. Ele também aparece nas imagens do circuito interno do banco.

 

Os comparsas, Richard Aparecido Amorim e Eder Tobias das Silva, conhecido por “Bala”, integram o bando e estavam na mesma casa, em Sinop. Todos responderão por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munições.  

 

Arma de fogo

 

No sábado, 31 de dezembro, os policiais do GARRA, DHPP e Derf, apreenderam uma pistola 9mm, de fabricação israelense, 29 munições 9mm, em uma casa, no bairro Jardim Novo Estado, em Sinop. A arma de fogo estava em poder de quatro pessoas que vinham planejando atentados contra agentes da Segurança Pública, em Sinop.

 

Na investigação também foram presos Pedro  Henrique  Santos da Silva, 20, Leonardo Moreira Jamis, 24, namorado de Naiara Ferreira de Araújo, 22, e Jessica Jenifer da Silva, 21. Todos irão responder por posse de arma de fogo uso restrito e por integrar organização criminosa.

 

(Com PJC)

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3