Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 14:31 - A | A

22 de Fevereiro de 2022, 14h:31 - A | A

POLÍTICA / PEDIU EXPLICAÇÕES

Deputado afirma que recebeu várias denúncias de irregularidades no concurso da Sesp-MT

Marcella Magalhães
Única News



O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, o deputado João Batista (PP), disse nesta terça-feira (22) ao Única News que conversou hoje com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, sobre as denúncias que apontam irregularidades nas provas do concurso público da Segurança Pública de Mato Grosso.

O deputado afirmou que o secretário explicou que a aplicação é feita pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas a fiscalização cabe as secretarias e isso já está sendo feito a respeito das denúncias realizadas, mas que até o momento ainda não pode emitir uma resposta.

“Nós, como deputados, também temos o dever de fiscalizar e estamos fazendo. Denuncia já foi feita também na ouvidoria do Ministério Público, que já anunciou que vai iniciar as investigações e caso as informações configuradas e confirmadas será acionada a justiça e investigadas pela Polícia Civil”, esclareceu Batista.

A ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso, até nesta segunda-feira (21), recebeu 32 denúncias de supostas irregularidades durante a realização do concurso público da Segurança Pública de Mato Grosso. Todas elas estão sendo encaminhadas, segundo o MPE, para análise do Núcleo de Promotorias da Cidadania, onde serão distribuídas para promotores que integram o núcleo.

As denúncias se referem ao uso de celular, falta de detectores de metais, fotos de cartão de respostas circulando nas redes sociais, candidatos realizando a prova fora do horário permitido.

Outras irregularidades que vem sendo denunciadas também são pagamento realizado sem identificação no sistema, com exclusão do candidato, problema na identificação de candidatos (ausência de coletor digitais), uso de equipamentos eletrônicos em sala e no banheiro, falta de fiscalização e fotos do local de realização de prova circulando nas redes sociais.

O concurso

Mais de 66 mil pessoas se inscreveram para o concurso da Segurança Pública de Mato Grosso, realizado no domingo (20), no município de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO).

As provas foram elaboradas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas as vagas foram destinadas ao cadastro de reserva do Estado, que prevê a nomeação de pelo menos 1.200 novos servidores ainda em 2022. Os salários variam entre R$ 3.545,31 e R$ 14.961,17.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia