Cuiabá, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 21 de Julho de 2020, 14:27 - A | A

21 de Julho de 2020, 14h:27 - A | A

POLÍTICA / ALÍVIO AO SETOR

Mendes altera decreto e oficializa academias e salões como essenciais

Euziany Teodoro
Única News



O Governo do Estado alterou o Decreto nº 522/2020 e as academias, salões de beleza e barbearias voltam a ser considerados como serviços essenciais, seguindo o estabelecido pelo Governo Federal, nos decretos 10.282 e 10.344, ambos de 2020.

A alteração já foi assinada pelo governador Mauro Mendes e será publicada na próxima edição do Diário Oficial do Estado, nessa quarta-feira (22).

“Nós decidimos fazer uma alteração no decreto, incluindo as academias, salões de beleza e barbearias nesses segmentos de atividades essenciais, conforme o decreto do Governo Federal. Assim, eles poderão atender, desde que respeitadas todas as normas de precaução, higiene e distanciamento. Lamentavelmente, a Covid-19 está perdurando e temos que nos adaptar a esta realidade, tomando todas as medidas necessárias. Essa medida foi tomada com o aval da Secretaria de Estado de Saúde e a pedido do nosso secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, e pela indicação dos nossos deputados da base”, afirmou o governador.

Ainda de acordo com o documento também são considerados serviços essenciais o exercício da advocacia, os serviços de contabilidade, os meios de hospedagem e a comercialização por meio virtual de produtos oriundos de atividades não essenciais, desde que a entrega seja efetuada exclusivamente por delivery.

Com o decreto, a decisão de abertura ou fechamento de academias, salões de beleza e barbearias passará a ser de responsabilidade das prefeituras municipais, assim como a adoção das medidas restritivas de combate à propagação da Covid-19.

Articulação

A articulação com o Governo do Estado foi feita pela deputada Janaina Riva, que fez a indicação ao chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

O setor de academias é o mais penalizado nessa pandemia, pois desde que foram fechadas, em 23 de março, nunca puderam reabrir as portas. Várias encerraram as atividades definitivamente em Mato Grosso, mesmo sendo consideradas fundamentais para a boa saúde de parte da população. Os salões de beleza também precisarão acordar a reabertura com os prefeitos, obedecendo aos horários previstos em decreto municipal.

Para Janaina, o comércio e prestadores de serviços não podem mais ser penalizados, uma vez que o problema não são os que seguem as regras sanitárias para trabalhar, mas sim “as pessoas que continuam desrespeitando as medidas de distanciamento social e se aglomerando em festas, resenhas, churrascos e outras formas de aglomeração sem proteção e os devidos cuidados”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Juliana Piaia 21/07/2020

Parabéns Governador , Deputados e Secretários. Até que enfim nos ouviram. E não nos dar uma chance de mostrar um trabalho sério e com segurança na promoção da saúde.. ajudando a combater essa doença

1 comentários

1 de 1