Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 10:31 - A | A

14 de Dezembro de 2023, 10h:31 - A | A

POLÍTICA / "NOME SUJO"

Pela 4ª vez, Cuiabá tem nota suspensa no Tesouro Nacional

Município teve nota suspensa por falta de clareza e distorções nas contas do prefeito Emanuel Pinheiro.

Ari Miranda
Única News



Reprodução/VG Notícias

EMANUEL.jpg

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

ATUALIZADA AS 13:21 - Pelo quarto ano consecutivo, Cuiabá tem a nota de Capacidade de Pagamento (Capag) suspensa pelo Tesouro Nacional. Segundo o Boletim de Finanças 2023, publicado pelo órgão federal, a suspensão se deu pela falta de esclarecimentos da Prefeitura da capital sobre distorções nos demonstrativos fiscais e contábeis do município.

De todas as capitais brasileiras, Cuiabá é a única que demonstra esse quadro.

A Capacidade de Pagamento é uma classificação de risco elaborada pelo Tesouro Nacional e que avalia a situação fiscal dos Estados, Distrito Federal e Municípios, identificando àqueles que são capazes de honrar os seus compromissos.

A avaliação leva em consideração o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação do caixa. Feita essas análises, é realizado um diagnóstico da saúde fiscal dos entes subnacionais e, através da nota obtida nos três indicadores, se chega à Capag geral.

Na prática, a nota final serve para definir quais entes federativos são elegíveis para contraírem empréstimos com garantias da União ou não. A obtenção de nota geral A ou B é condição necessária para que o Estado ou Município receba garantias do Tesouro Nacional em operações de crédito.

Um ente federativo bem avaliado é considerado bom pagador e pode acessar financiamentos com juros mais baixos, especialmente, por contar com a União como sua “fiadora”. Os demais entes classificados com notas C ou D, serão considerados de alto risco e não terão o mesmo benefício.

Porém, no caso de Cuiabá, devido à falta de clareza nas contas da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), o município não conseguiu sequer uma nota mínima, figurando como a única capital brasileira com nota suspensa.

Em 2017 e 2018, Cuiabá foi avaliada com a nota B, e a última vez que a capital de MT conseguiu uma nota classificativa foi no ano de 2019, quando atingiu a nota C. Desde então, sob o comando de Pinheiro, a cidade não obteve ao menos nota mínima.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá esclareceu que a  nota do Capag foi suspensa após denúncia do ex-vereador Marcelo Bussiki ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Contudo, o procedimento foi arquivado pelo MP, tão logo a Promotoria identificou que não existia qualquer problema do tipo, destacando ainda que a administração municipal ingressou com pedido para retirar a suspensão da nota na Secretaria de Tesouro Nacional (STN).

"A nota do Capag não impossibilita contrair empréstimos com bancos públicos, como BNDES e Caixa Econômica Federal. Essas operações de crédito foram essenciais para transformar a infraestrutura da capital mato-grossense, provocando um salto em relação as gestões anteriores", diz a nota.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia