Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019, 16:15 - A | A

18 de Dezembro de 2019, 16h:15 - A | A

POLÍTICA / COMISSÃO REPROVOU

Barranco pede vistas e contas de Taques devem voltar a plenário apenas em 2020

Única News
Da Redação



Pedido de vistas do deputado estadual Valdir Barrando (PT), concedido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), adiou a apreciação e votação das contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao exercício de 2018, apenas para o ano que vem. A matéria provocou muita discussão em Plenário durante a sessão legislativa desta quarta-feira (18), pela manhã.

O farto de a Assembleia entrar em recesso no próximo dia 20 e retornar somente no dia 6 de janeiro, embora o pedido de vistas seja de cinco dias, prorrogou a votação da matéria. As contas do ex-governador foram rejeitadas na Comissão de Fiscalização e Orçamento da Assembleia Legislativa, por dois votos a um. A relatora do processo, deputada Janaina Riva (MDB), disse que o parecer da comissão foi altamente técnico.

A parlamentar criticou o fato de o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) ter aprovado as contas do ex-governador que, segundo ela, estão repletas de irregularidades. “Não podemos fazer um julgamento político e sim técnico”, disparou.

Leia mais: Sob relatoria de Janaina Riva, Comissão vota pela reprovação das contas de Pedro Taques

Já o deputado Wilson Santos (PSDB), que foi líder de Taques na Assembleia e secretário de Cidades, defendeu a aprovação das contas do ex-governador e citou parecer do Tribunal de Contas. O parlamentar fez questão de ler um trecho do parecer da corte de contas que sustenta não ser razoável exigir do gestor “solução milagrosa” diante do cenário econômico vivido em Mato Grosso.

Para Valdir Barranco, “Taques foi um governo cruel para o Estado, para a educação, para os servidores. Essa casa nunca vivenciou um caso assim, de ir contra um parecer do Tribunal de Contas, como ocorreu na Comissão de Fiscalização”. Conforme Barranco, “parecer do TCE não significa parâmetro para nós que fomos eleitos pelo voto direto”. Conforme Barranco, “a sociedade espera que os vícios do passado sirvam de exemplo e de lição para que tenhamos uma sociedade melhor no futuro”.

O deputado Elizeu Nascimento (DC), de primeiro mandato, observou que o julgamento dos deputados é mais político do que técnico. “É preciso pensarmos bem para votar esta matéria, uma vez que todos podem vir a ter contas julgadas”, disse ao declarar voto favorável à aprovação das contas do ex-gestor.

Já o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), que também foi secretário de Taques, defendeu a gestão do ex-governador. Max destacou que o julgamento da Assembleia é mais político do que técnico. “Eu não conheço gestor que não tem apontamentos no julgamento de suas contas”, completou.

As contas devem voltar ao plenário apenas na terça-feira, dia 7 de janeiro, quando ocorre a primeira sessão ordinária da Assembleia após o recesso.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia