Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 25 de Setembro de 2018, 08:57 - A | A

25 de Setembro de 2018, 08h:57 - A | A

POLÍTICA / VOX POPULLI

Com 22% de vantagem, Mendes pode vencer no 1º turno

Da Redação



Foto: (Lucas Ninno)

mendes

 

O instituto Vox Populli realizou uma pesquisa em Mato Grosso para medir a intenção de votos dos eleitores quanto aos candidatos ao governo e foi divulgada pelo Folhamax. E mais uma vez, o que não é surpresa, o democrata Mauro Mendes aparece liderando os índices.

 

 

Conforme a pesquisa, Mendes poderá ser eleito ainda no primeiro turno ao governo, pois os números mostram um percentual – em todos os cenários e simulações – acima da soma de todos os outros quatro adversários.

 

Na pesquisa estimulada, Mendes aparece com 35% das intenções de voto, sendo até 22% de vantagem sobre os dois principais adversários. Em seguida, há um empate técnico entre o atual governador Pedro Taques (PSDB) com 15% e o senador Wellington Fagundes (PR), com 13%.

 

O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (Rede) tem 1% e o servidor público Moisés Franz (Psol) tem com 0%.

 

Os votos em branco e nulo representaram 16%. Já os indecisos são 19%, faltando apenas 13 dias para eleger o novo chefe do Executivo estadual.

 

Para que seja definido em primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral leva em conta somente os votos válidos, precisando que o vitorioso tenha a metade mais um. Sendo assim, Mendes tem 55%, Taques 23%, Fagundes 20%, Nogueira 2% e Franz 0%.

 

O que poderia ser considerado, caso a eleição fosse hoje, que o candidato democrata seria eleito o novo governador.

 

Na espontânea, Mendes aparece com 26%, Taques e Fagundes ficam novamente empatados tecnicamente, sendo que o tucano tem 11% e o republicano 10%.

 

Nogueira e Franz tiveram 1%, já os votos em branco e nulo foram 14%. Os que não responderam 38%.

 

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 deste mês, com mil eleitores de várias cidades do Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%.

 

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números BR-00793/2018 e MT-01234/2018.

 

Rejeição

 

A Vox Populi mediu ainda a rejeição dos eleitores e, consequentemente, a chance de votos de todos candidatos ao Palácio Paiaguás. E, de acordo com o levantamento, 42% tem certeza de voto em Mendes; 22% em Fagundes; 15% em Taques; 11% em Nogueira e 4% em Franz.

 

Taques continua liderando o número de rejeições, dos eleitores ouvidos pelo Vox Populi, 53% garantem que não votariam no tucano. Já 30% recusa o republicano e 11% o democrata.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: (Reprodução/Web)

Foto: (Reprodução/Web)

Foto: (Reprodução/Web)

Comente esta notícia