Cuiabá, 20 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 09 de Maio de 2024, 11:30 - A | A

09 de Maio de 2024, 11h:30 - A | A

POLÍTICA / VEJA VÍDEO

Eduardo Leite agradece doação milionária feita pelo Governo de MT: “Sem palavras”

Fred Moraes
Única News



O governador de Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), expressou sua gratidão ao Governo de Mato Grosso, pelo aporte da doação de R$ 50 milhões para auxiliar na reconstrução de municípios sulistas atingidos por uma enchente há mais de uma semana.

Por meio de uma videochamada com o governador Mauro Mendes (União Brasil), Leite agradeceu o empenho do gestor, bem como o apoio da população com seu estado.

“Está sendo duro o momento que a gente está vivendo, mas, ao mesmo tempo, ver essa solidariedade, um gesto assim, de uma generosidade do povo de Mato Grosso, é um negócio que nos estimula aqui. Quero agradecer muito aqui para ti [...] É um gesto de uma generosidade, de uma força, que, com certeza, nos anima a superar esse momento que estamos vivendo”, disse Eduardo Leite durante uma videochamada com Mauro, na quarta-feira (8).

Mauro, por sua vez, desejou uma rápida recuperação ao Estado e reiterou o apoio e apreço que Mato Grosso possui pelo Rio Grande do Sul, já que historicamente o povo sulista teve uma parcela de contribuição no povoamento no interior.

“Nós estamos consternados, impactados com a tragédia. Eu espero que Deus, acima de tudo, possa abençoar vocês e tenho certeza de que o Rio Grande do Sul vai mostrar sua força e capacidade para recuperar. Foi uma forma de ajudarmos, doando os 50 milhões ao povo sulista, aos gaúchos, que muito contribuíram ao Estado. Torcendo para que vocês se recuperem logo”, respondeu Mauro.

Por fim, Eduardo Leite garantiu que aplicará o recurso milionário em obras de infraestrutura para famílias atingidas pela catástrofe e revelou que a Defesa Civil do Estado criará uma conta específica para a administração da doação com total transparência.

Os R$ 50 milhões doados por Mato Grosso são oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O aporte foi proposto pelo governador na segunda-feira (06), após uma reunião com representantes dos produtores rurais, e transformado em um Projeto de Lei, aprovado com unanimidade pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na tarde dessa quarta-feira (08).

AJUDA AO RS

Desde a última sexta-feira (03), o Governo de Mato Grosso tem prestado apoio ao Rio Grande do Sul, por meio do envio de equipes especializadas das forças de segurança e equipamentos.

O Governo também foi autor da proposta ao Conselho Nacional de Política Fazendária para a criação de um corredor humanitário, dispensando a obrigatoriedade de apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doação ao Rio Grande do Sul, e abriu quatro pontos para coleta de doações de roupas e alimentos em Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a manhã desta quarta-feira, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas na região. Em razão do temporal, 95 pessoas morreram, 372 ficaram feridas e 128 estão desaparecidas.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia