Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 11:01 - A | A

26 de Abril de 2019, 11h:01 - A | A

POLÍTICA / MP SEGUE PARA SANSÃO PRESIDENCIAL

Emanuelzinho comemora aprovação de projeto que autoriza empréstimo do FGTS às Santas Casas

Fernanda Nazário
Única News



O deputado federal, Emanuelzinho (PTB), comemorou a aprovação na Câmara dos Deputados e Senado do projeto decorrente da Medida Provisória 859/2018 que regulamenta empréstimos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) às Santas Casas e hospitais filantrópicos do país. Agora o texto segue para a sanção presidencial.

Em sua rede social, o deputado informou que o empréstimo oferece um risco contratual de 3% e disse que a medida vai ajudar na recuperação das Santas Casas do Brasil, tendo em vista que das duas mil unidades de saúde, apenas 10% delas estão em situação financeira equilibrada.

“Então como são entidades filantrópicas e que dependem dessa parceria com o Governo Federal, Estaduais e Municipais, a Câmara e o Senado tiveram a sensibilidade de aprovar essa possiblidade de empréstimo para ajudar a manter, financiar, custear e oferecer um serviço de qualidade para a população, somando a isso boas práticas de gestão pública”, comemorou Emanuelzinho em sua conta no Instagram.

O projeto foi analisado pelos senadores logo após a votação na Câmara que ocorreu na noite de quarta-feira (24).

 

O risco dos empréstimos aos hospitais filantrópicos ficará limitado a 3% e a cargo da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os três bancos são os agentes financeiros da linha de crédito. A taxa de juros para os hospitais filantrópicos foi definida pela MP 848, e será limitada a uma das modalidades de financiamento habitacional, que hoje está entre 7,85% e 9% ao ano.

O texto da MP 859 estabelece também que as garantias das operações poderão ser exigidas de forma isolada ou cumulativa. A lei do FGTS estabelece uma série de garantias que podem ser fornecidas pelo tomador do empréstimo, como hipoteca, seguro de crédito, aval em nota promissória e fiança bancária. Com a MP, todos os tomadores, incluindo os hospitais filantrópicos, poderão fornecer um tipo único de garantia ou uma soma delas.

(Com informações da assessoria do Senado)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia