Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Junho de 2018, 18:00 - A | A

26 de Junho de 2018, 18h:00 - A | A

POLÍTICA / FALOU E CUMPRIU

Janaina disse que denunciou junto ao MP o direcionamento da licitação dos maquinários

Luana Valentim e Marisa Batalha



Carlos Eckert

JanainaRiva8586.JPG

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), em entrevista na manhã desta terça-feira (26) à Rádio Capital FM, disse que denunciou junto ao Ministério Público,  o direcionamento de licitação dos maquinários. 

 

No dia 26 de abril, o Executivo solicitou - às pressas -, a aprovação na Assembleia Legislativa, de um empréstimo de mais R$ 51 milhões junto ao Banco do Brasil para aquisições de maquinários para os municípios. A deputada e líder da oposição, Janaina Riva para não prejudicar os municípios, encaminhou a mensagem para que o bloco de oposição votasse a favor. 

 

Assim, o empréstimo foi aprovado por unanimidade, porém, a deputada não deixou de alertar sobre os riscos de votar algo tão importante no afogadilho e alertou que iria fiscalizar para que o governo não usasse esses equipamentos de forma eleitoreira.

 

“O curioso é que o Estado nunca esteve inadimplente para adquirir empréstimos como esse, e nunca esteve impossibilitado de retomar as obras do VLT, então um pedido deste quilate em pleno ano eleitoral, é lógico que gera muitas discussões e muita dúvida. Não quero, obviamente, sair condenando ninguém, mas situações como essa as vésperas do período eleitoral é sempre um pisca de alerta. Afinal, estamos aí convivendo com uma delação do ex-governador Silval enorme. Assim, não podemos seguir essa linha”, indagou.

 

Outra denúncia feira pela parlamentar oposicionista, é sobre o fato do deputado estadual Zeca Viana(PDT) ter informado que o Fundo Estadual de Estabilização Fiscal (FEEF) foi votado sem quórum, na semana passada. Lembrando que neste dia ela não estaria prresente, mas que antes de se ausentar foi acertado dentro de plenário que iriam aguarda-la para votar. “Porém o deputado Wilson Santos (PSDB) tem uma capacidade de mentir que vai muito além da minha imaginação. Ele fez esse compromisso comigo, mas fez a votação”. 

 

A deputada disse que os parlamentares da base de apoio de Taques esperaram Viana se ausentar, queb raram a promessa com ela e em uma sessão extraordinária - sem quórum suficiente -, votaram mesmo assim o Fundo.

 

Após a ação, Janaina assegurou que fará um oficio exigindo as cópias da sessão, mas admite a dificuldade de identificação, “sem imagem não tem como provar que tudo isso aconteceu".

 

Janaina ainda revelou que recentemente recebeu informações da base do governo que Taques está querendo enviar para a AL, projeto de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) do VLT e também mais uma reforma tributária. “Então isso é muito preocupante, quando se está deixando para a véspera do período eleitoral”.  

 

Mas quanto ao RDC, como está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, pois existe uma dúvida sobre sua constitucionalidade, este fator pode servir de justificativa para o Parlamento não votar. 'Mas depois da estratégia para  a votação do Fundo, pode-se esperar tudos dos colegas da Casa' .

 

Lembrando ainda que Taques - na época em que era senador -, chegou a dizer que o RDC era uma forma de roubar o Estado.

 

Sobre o pré-candidato à presidência Henrique Meirelles (MDB), a deputada disse que conversou com ele a caminho do evento que ocorreu nessa segunda-feira (25), sobre as dificuldades que o Estado tem em relação ao Fundo de Exportações (FEX), considerando injusto pelo tamanho que Mato Grosso contribui pelo país.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia