Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 11:23 - A | A

15 de Outubro de 2019, 11h:23 - A | A

POLÍTICA / EM CUIABÁ

Projeto de Lei pode garantir uma hora a mais para disléxicos em concursos públicos

Única News
(Com assessoria)



O vereador por Cuiabá, Diego Guimarães (Progressistas), apresentou um projeto de lei, nesta terça-feira (15), que institui atendimento especializado nos concursos públicos e vestibulares realizados no Município de Cuiabá para as pessoas com dislexia. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica.

Caso o projeto do parlamentar vire lei, os candidatos com dislexia terão o tempo adicional de uma hora na realização das provas. Também será disponibilizado um profissional ledor para auxiliar na leitura das provas dos candidatos, se assim o solicitarem, e um profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta das provas dos candidatos.

Será disponibilizada uma sala diferenciada para os candidatos que solicitarem o ledor ou o transcritor nas provas. Além disso, a correção da prova escrita será avaliada a partir de uma matriz de correção específica para os participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto.

“A dislexia é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso de uma palavra, na habilidade de codificação e na soletração. Este projeto de lei tem como objetivo tornar as provas de concurso e vestibulares, no âmbito do Município de Cuiabá, processos isonômicos, para que os disléxicos, ao realizarem as provas, tenham garantidos seus direitos de concorrer em igualdade de condições com os demais inscritos”, explica o vereador.

O atendimento especializado será disponibilizado para os candidatos que comprovarem a condição por meio de laudo médico ou profissional especializado. Os editais de concursos públicos e de vestibulares deverão informar, de maneira clara e objetiva, as normas que regem a determinada necessidade de atendimento especializado às pessoas com dislexia, com a finalidade de garantir o direito de concorrer em igualdade de condições com os demais inscritos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia