Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 10:36 - A | A

13 de Agosto de 2019, 10h:36 - A | A

VOLTA AO MUNDO / PROCURADORA GERAL DA REPÚBLICA

Dodge diz apoiar todos integrantes do MP, mas cobra atuação dentro da legalidade

Procuradora-geral da República abriu reunião de conselho do Ministério Público. Mensagens atribuídas a procuradores da Lava Jato provocaram questionamentos sobre atuação da força-tarefa.

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1



Em discurso de abertura durante a primeira sessão do semestre do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse apoiar a atuação de todos os integrantes do Ministério Público no combate à corrupção, mas cobrou dos procuradores respeito aos "marcos da legalidade".

Dodge discursou em meio a revelações de trocas de mensagens atribuídas ao coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol. Ele é alvo de um processo e reclamações disciplinares no Conselho.

O procurador é uma das autoridades que tiveram o celular invadido por hacker. Parte das conversas no aplicativo Telegram atribuídas a ele foi exposta em publicações do site The Intercept.

Mensagens atribuídas a Dallagnol apontam que ele tentou organizar uma empresa para lucrar com palestras e recebeu sugestões do ministro da Justiça Sergio Moro, então juiz federal e responsável pela Lava Jato em Curitiba, sobre como proceder diante de determinadas investigações da operação.

“O apoio da PGR é expressão concreto que alia pensamento e ação, intenção e gesto. O combate à corrupção é um dever constitucional”, afirmou Dodge.

“A PGR apoia a atuação institucional de todos os seus membros para o cumprimento da missão, mas igualmente exige que o desempenho da atuação institucional se dê inteiramente dentro dos marcos da legalidade”, completou a procuradora-geral.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia