16 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 15:18 - A | A

16 de Maio de 2025, 15h:18 - A | A

AGRONEGÓCIO / POLÊMICA

China e União Europeia suspendem compra de frango brasileiro após gripe aviária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou a suspensão após 1º foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

Metrópoles 



O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta sexta-feira (16/5), que a China e a União Europeia (UE) suspenderam a compra de carne de frango brasileiro pelos próximos 60 dias.

“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção, tem estrutura para fazer a contenção. Então, a restrição comercial fica para a região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, disse em entrevista à TV Centro América.

O Metrópoles apurou que a UE também suspendeu a compra de frango brasileiro.

O anúncio ocorre em meio à divulgação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. A detecção foi em Montenegro, cidade do Rio Grande do Sul.

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alertou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.

Raio de 10 km

Segundo a Secretaria da Agricultura do RS, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.

Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes foram eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.

Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso, e de possíveis vínculos com outras propriedades.

A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida, e a Secretaria aguarda o resultado do sequenciamento.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia