Seane Lennon
Agrolink
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) divulgou um crescimento de 5,09% no valor das exportações de frutas brasileiras durante o primeiro semestre de 2024. Esse aumento é resultado da elevação dos preços das frutas e da variação cambial favorável.
De acordo com dados da Abrafrutas, o incremento no valor das exportações é atribuído ao aumento dos preços das frutas devido à quebra de safra e à redução dos volumes exportados à União Europeia por concorrentes. O Brasil, que direciona mais de 70% das suas frutas para o mercado europeu, aproveitou essa situação. Além disso, a variação cambial positiva no início do ano ajudou a aumentar o valor das exportações.
Frutas como a manga e o avocado foram destaque, com crescimentos de 13,04% e 10,14%, respectivamente. No entanto, o volume total exportado caiu 8,72% devido a problemas climáticos que afetaram a produção no final de 2023 e início de 2024.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, comentou sobre os resultados: "Estamos satisfeitos com o desempenho das exportações no primeiro semestre. Apesar dos desafios climáticos, o aumento dos preços e a variação cambial favorável nos permitiram crescer em valor. Estamos esperançosos para o segundo semestre, que é tradicionalmente mais forte para as exportações de frutas. Continuaremos a trabalhar para expandir nossa presença nos mercados internacionais."
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!