16 de Junho de 2025
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 09:06 - A | A

16 de Junho de 2025, 09h:06 - A | A

AGRONEGÓCIO / 2ª SAFRA

Mato Grosso inicia colheita de milho com projeção de recorde com 50 milhões de toneladas

O estado, que já possui sete dos dez maiores municípios produtores do grão no país, projeta uma safra robusta de 50,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3% em relação ao ciclo anterior.

Única News
Da Redação



Mato Grosso, gigante do agronegócio, se prepara para dar início oficial à colheita da segunda safra de milho 2024/2025. O evento inaugural será nesta quarta-feira (18), na Fazenda Dois Irmãos / Grupo ABF, localizada em Sorriso, a cerca de 400 km de Cuiabá.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estará presente na cerimônia, organizada pela Aprosoja, Abramilho e Canal Rural.

Sorriso se destaca como o maior produtor de milho do Brasil, conforme dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE.

A força do estado na produção do grão é inquestionável: dos 10 municípios que mais produzem milho no país, sete são de Mato Grosso.

Completam essa lista de gigantes agrícolas as cidades de Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia.

Safra recorde

As projeções para a safra atual são bastante otimistas. O Instituto de Economia Agropecuária (Imea) estima que a produção de milho alcançará 50,3 milhões de toneladas.

Esse volume representa um aumento de 3% em comparação com a safra anterior (2023/2024), que registrou 48,7 milhões de toneladas.

O Imea também elevou as expectativas para a área plantada e a produtividade. A área cultivada com milho na atual safra é estimada em 7,13 milhões de hectares, um crescimento de 4,85% em relação aos 7 milhões de hectares do ciclo passado.

Em relação à produtividade, a estimativa subiu para 117,74 sacas por hectare, um avanço de 1,86% sobre a safra anterior.

Esse resultado positivo é atribuído ao excelente desenvolvimento das lavouras até o final de maio e à persistência das chuvas, que beneficiaram até mesmo as áreas semeadura fora do período considerado "ideal".

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia