Cuiabá, 04 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 09:20 - A | A

16 de Setembro de 2024, 09h:20 - A | A

AGRONEGÓCIO / ENTENDA

Nível de gás letal na atmosfera aumenta após queimadas no Brasil

Alerta da Met Sul apontou que o gás monóxido de carbono (CO) está presente em diversas regiões em níveis elevados.

Fernando Carneiro
NSC Total



Um alerta da Met Sul, especialista em consultoria de tempo e clima, apontou que devido às queimadas que atingem o Brasil e a América do Sul nos últimos dias, os níveis de monóxido de carbono na atmosfera, neste momento, são altíssimos em parte do território brasileiro e em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai.

De acordo com o mapa da Adam Platform, o gás monóxido de carbono (CO) está presente principalmente no Sul da região amazônica, em áreas mais a Oeste do Centro-Oeste, no Sul do Brasil e em São Paulo.

Até o momento, os mais altos níveis de CO na atmosfera, foram observados no Sul do estado do Amazonas, considerada como arco do desmatamento, em Rondônia, na Bolívia e no Paraguai.

O que é o gás letal?

Incolor e inodoro, muito perigoso e até fatal em ambientes fechados com emissão local, o monóxido de carbono é um dos seis principais poluentes atmosféricos regulamentados nos Estados Unidos e em muitas outras nações ao redor do mundo, e está presente na atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

Sem efeito direto na temperatura global, o monóxido de carbono é um gás traço na atmosfera. Porém, desempenha um papel importante na química atmosférica e afeta a capacidade da atmosfera de se limpar de muitos outros gases poluentes.

No corpo, o gás tem efeito inflamatório. Vale lembrar que este ano, o vazamento do monóxido de carbono em uma BMW foi responsável pela morte de quatro jovens, que foram intoxicados pelo gás em Balneário Camboriú (SC).

CLIQUE AQUI e continue lendo

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia