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ARTIGOS/UNICANEWS Quarta-feira, 17 de Agosto de 2016, 11:57 - A | A

17 de Agosto de 2016, 11h:57 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / Linguagem na eleição

Linguagem na eleição

Por Onofre Ribeiro



Reprodução / Internet

 

Provavelmente nem mesmo no tempo das eleições com a propaganda eleitoral regida pela Lei Falcão, uma eleição tenha sido tão vigiada e regulamentada como esta municipal de 2016. Ela muda radicalmente a metodologia das campanhas eleitorais. A Lei Falcão limitava a propaganda eleitoral a uma exposição mínima dos candidatos a partir da eleição municipal de 1976, até 1985 quando houve a redemocratização. No começo o candidato mostrava a sua cara numa foto tipo 3x4 e se lia o seu currículo.

 

 Ao longo do tempo vieram sucessivas modificações, aberturas e depois graduais proibições como as agora que regulamenta detalhes da propaganda eleitoral. Sem falar nas contas financeiras e na burocracia que envolve uma candidatura. O juiz eleitoral Lídio Modesto, disse-me recentemente em entrevista que ‘nesta eleição vai ganhar e levar quem errar menos‘.

 

Como a propaganda é o canal de massificação dos candidatos juntos ao seu eleitorado, ela é estratégica. Regulada no rádio, na televisão e nos programas eleitoral gratuitos, resta-lhe a internet como um canal mais aberto. Aqui surge a razão do título deste artigo. Já não se falará mais com o eleitor na velha linguagem de convencimento anterior. O candidato a prefeito tem tempo mínimo de 10 minutos em dois programas diários, e os vereadores em inserções de 30 a 60 segundos até 70 minutos diários. Dividido entre centenas de candidatos, é tempo insignificante.

 

 Por isso, o modo de conversar com o eleitor muda completamente. Primeiro, porque ele está chateado e desconfiado com a política. Depois, porque está claro que o forte da propaganda estará nas redes sociais que são mais baratas, e na sola do sapato. Candidatos mesmo os mais tarimbados, não terão o mesmo apoio na mídia eletrônica. O pouco tempo da aparição pedirá que os marqueteiros saibam, transformar a linguagem num tipo de fala que o eleitor compreenda e perceba sinceridade, etc. Possivelmente a palavra ética seja usada ao limite. Mas ela traz junto outros conceitos como sinceridade, transparência e comprometimento real. Voltarei ao assunto.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso. E-mail:[email protected]. www.onofreribeiro.com.br

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