Cuiabá, 25 de Abril de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 16:01 - A | A

19 de Janeiro de 2020, 16h:01 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / LUCY MACEDO

Planejar como forma de assegurar o sucesso

Única News



Pode até parecer brincadeira ou praxe, mas é virar o ano e lá estamos nós a fazer - mais uma vez -, nossa lista de intenções. Cada pessoa tem uma fórmula para dar o pontapé nos seus planos, ao detalhar o que gostaria de realizar nesta nova etapa da vida.

Bom, particularmente, já ri muito com amigos sobre a impossibilidade de realizar alguns itens que já coloquei na minha lista de desejos em anos anteriores. Pois, em se tratando de realizações, algumas delas por serem inverossímeis, obviamente se tornaram em estratosféricos fracassos.

Mas ok! Isso não fez com que eu desistisse das outras.

Como o tempo é o senhor de todas as coisas e, assim, sábio, vai nos ensinando com a maturidade a colocarmos cada vez mais os pés no chão, até deixá-los com boa sustentação. Como forma, inclusive, de evitar que estes sonhos se transformem em frustração.

Sob esta crença e depois de alguns planos distantes da realização ou assegurados pela metade e ainda, o que é pior, a um custo muito alto, quis buscar o caminho da praticidade neste 2020.

Como pude debater em uma reunião informal com amigos, sob a mentoria do mestre Wendell Carvalho, sobre planejamento, bem longe de uma lista contendo mil coisas, construí uma com prioridades exequíveis para este ano. Pequena, mas com exigência interna enorme, como forma de ter muito foco para realizá-la.

Neste aspecto, a sessão com Wendell foi incrível! Ele é especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas. Já treinou mais de 117 mil alunos em todo Brasil. Além de ser conhecido nas redes sociais pelo uso de ferramentas científicas para mudança de crenças e atitudes.

Só para se ter uma ideia, seus vídeos no Youtube já somam mais de 10 milhões de visualizações e têm ajudado milhares de pessoas a transformar suas vidas. Porque, na verdade, ele te orienta a buscar metas que podem, sobretudo, ser cumpridas.

E como, comumente, adoro dividir conhecimento adquirido e repassar experiências que valem a pena, aprendi que o ideal é planejar, no máximo, quatro a cinco prioridades e, sobretudo, que possam ser cumpridas. Com foco neste objetivo, nada de planos mirabolantes ou compras antecipadas por conta da Mega-Sena que você pretende ganhar - se acontecer, ótimo. No entanto, a possibilidade de se ganhar em uma loteria é uma em um milhão, então melhor mesmo é caminhar com os projetos de vida de abundância e prosperidade, bem próximos do factível!

Levando em consideração que nem sempre nossos quereres são sonhos bem ali, às mãos, pois passam por aquela ideia do 'acredite, reze e persista'. Ou seja, nem todos quereres são plausíveis, muitos podem ser mera reticência do acaso.

Também estou bem consciente de que – mesmo que reduza um pouco minha lista -, aquelas outras metas mais rotineiras podem continuar sendo aperfeiçoadas, quando nada reelaboradas, caso seja necessário. Quando se planeja, a chance de obter êxito é muito maior em todos os setores da vida.

Portanto, o ideal é que haja, no máximo, cinco prioridades. E reforço esta ideia me olhando profundamente no espelho. Pois a visão de um objetivo bem definido, vira centro e ponto de convergência.

E mais: sempre em estado de alerta, pois manter-se focado em algo pode ser uma tarefa bem difícil, uma vez que a vida nos oferece muitas distrações, além de termos tarefas demais acumuladas. Sem falar na correria do dia a dia e na exigência de estarmos antenados, enquanto empresários de comunicação, nas redes sociais, em particular nos grupos no WhatsApp, que virou tarefa diária.

Sob este olhar, manter-se focado não é tão fácil quanto parece, aliás, é bem difícil e exige disciplina e persistência.

Então, dentro da ideia de compartilhar, por meio dos artigos, o que comumente me desperta a atenção, queria dividir uma pequena, mas eficaz, maneira de se construir uma lista de tarefas, que tem boas possibilidades de sucesso.

Como organizar, por exemplo, tarefas que você se comprometa, de fato, em concluí-las, se possível diariamente e/ou na semana inteira. Pois é fato que, quem não tem prioridades, se entope de urgências! De olho em atividades que estejam, sobretudo, distantes de uma lista de supermercado.

Por isso, apenas um número possível de tarefas a realizar em um dia. No meu caso, estou estipulando até horários para iniciar e finalizar cada uma à que me propus. Uma, inclusive, de cada vez, pois acredito piamente que, quem faz muita coisa ao mesmo tempo, não consegue fazer nada bem feito.

Me pautando até em estudos que demonstraram que nosso cérebro só consegue processar uma atividade de cada vez e que misturar tarefas atrapalham o trabalho cerebral, consequentemente, atrapalham a execução e eficácia do que desejamos fazer. Lembrando que, quando a nossa mente está distraída, coletando informações de mais de uma atividade, elas acabam se misturando e prejudicando a gravação da memória em nosso cérebro.

Certos de que se tivermos um objetivo claro, não perderemos tempo com atividades desnecessárias, pontuando, neste contexto, sobre a exigência de aprender ou reaprender a dizer 'não' às atividades que não somam e a delegar funções. E como, entre os meus defeitos, não está a questão de delegar, espero que isto, amarrado às estratégias que quero colocar este ano como missão, terei mais tempo e espaço para me comprometer com coisas que realmente são importantes na minha vida.

Dentro da minha intenção de dividir, debater e ampliar ideias, torço para aqueles que acreditam em planejamento ou lista de tarefas, que possam se organizar, como estou tentando e, literalmente, realizarem projetos e sonhos. E que a abundância flua com facilidade na vida de cada um de vocês. Gratidão!

 

*Lucy Macedo é diretora do site Única News e da Revista Única

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia