25 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

ARTIGOS/UNICANEWS Quinta-feira, 28 de Julho de 2016, 07:30 - A | A

28 de Julho de 2016, 07h:30 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / ARTIGO

Reza e assombração

Jair Donato
[email protected]



REZA E ASSOMBRAÇÃO 

Parece incoerência, mas existem reviravoltas que ocasionalmente ocorrem na vida das pessoas, principalmente quando elas estão em processo de mudança interna, seja através da espiritualidade, da religiosidade, da reflexão ou até mesmo dedicando-se a práticas altruísticas. Qual seria a razão para esse fato? Você já ouviu a expressão de que quanto mais reza, mais assombração aparece?

 

Esse tipo de expressão popular pode até impressionar a quem não entende a causa de desintegrações de ordem física ou emocional quando há mudança de atitude, principalmente quando se altera o pensamento de um estado pessimista para uma condição entusiasta. A impressão é como se a prática de atos benfazejos ou adoção de mentalidade otimista atraísse fatos indesejáveis; embora isso não seja visto assim por todos, pois é um ângulo distorcido de ver os fatos.

 

Contudo, essa consideração merece uma análise. Imagine um copo transparente com água turva pela mistura com um punhado de terra. A água, que simboliza vida, assemelha-se ao destino do homem, que pode ficar turvo pelos inúmeros pensamentos e atos distorcidos. No entanto, se esse copo for colocado numa base fixa e lá deixado, a terra se acomodará no fundo dele. O mesmo ocorre numa caminhada pela estrada de chão, será natural que a poeira se levanta a cada passo dado. Mas, se ela não for movida, continuará no mesmo local.

 

Aparentemente, dependendo do ângulo em que for visto esse copo, a água parecerá límpida, porém a sujeira continua lá, incrustrada como conteúdo interno daquele vasilhame. Entretanto, se o copo for mudado de posição e for balançado, do fundo poderá ebulir a sujeira e subir até a borda. Se em seguida, o copo for colocado em baixo de uma torneira para troca da água com terra, ela momentaneamente voltará a ficar turva, devido a reviravolta e o atrito com a água limpa. Fato semelhante ocorre quando o ser humano se propõe a uma mudança no interior de si mesmo e torna-se acometido por revezes no destino, que a princípio surgem como forma de obstáculos, mas que se convertem em caminho para tudo ficar bem, se houver determinação. Pois se retirar o copo debaixo da torneira antes que toda a água seja trocada e deixá-lo como está, volta a ilusão de que estará límpido.

 

Enquanto cada pingo d’água limpa cai dentro do copo sujo, e se essa ação for contínua, gota a gota, chegará o momento em que o conteúdo do recipiente será totalmente trocado, a terra será removida até a água voltar a limpidez de antes. De maneira semelhante, se houver persistência no ato da mudança de si mesmo sem hesitação e com foco, passo a passo, poderão ser eliminadas do cotidiano as obstruções que até então provocavam dissabores, dessa maneira a própria vida se torna mais límpida e coerente.

 

Esclarecendo melhor essa analogia, certa vez disse uma sábia amiga fraterna: “O rio corre por si mesmo, movimenta-se e expele as impurezas que existem no fundo dele. Ao remover tais impurezas, a água pode ficar temporariamente suja, mas ele purifica-se se tornando em água límpida. É um processo natural”.

 

Da próxima vez que você se propor a mudar e evoluir para melhor, não dê importância aos adventos que surgirem para atrapalhar sua decisão. Lembre-se que a persistência é como o copo d’água turva exposto a cada pingo da torneira, com o tempo tudo se tornará transparente. O fato é que toda transformação implica em deformação. É como a reforma de uma casa, antes será preciso deformá-la. Uma pintura nova será aplicada se antes lixar ou desfazer a antiga. Em qualquer área da vida e em quaisquer situações, sempre vence aquele que persiste com foco, fé, confiança e determinação. Por fim, não há assombração, há mudança.

 

 

Jair Donato - Jornalista em Cuiabá, professor universitário, palestrante, consultor e especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.  E-mail: [email protected]

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

 

Comente esta notícia