Canal Rural
Desde sexta-feira (14), o Rio Grande do Sul registra alerta de chuvas intensas, mas sem risco iminente de enchentes generalizadas.
As precipitações podem ultrapassar 100 mm, especialmente no noroeste do estado até esta segunda-feira (17), conforme alerta o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Condições dos rios e histórico de chuvas
O nível do Rio Guaíba, atualmente em torno de 2,6 metros, está abaixo da linha de inundação. A região central do estado, que registrou chuvas volumosas no passado, tem favorecido a drenagem e baixado os níveis de água. Nos últimos 15 dias, a ausência de chuvas contribuiu para a redução dos níveis dos rios.
Previsão de tempo severo e riscos
A chuva esperada entre sexta-feira e segunda-feira deve atingir principalmente o noroeste do estado, com volumes entre 100 e 150 mm. Essa precipitação volumosa, no entanto, não será suficiente para provocar enchentes significativas, mas poderá causar alagamentos pontuais e traz risco de deslizamentos, especialmente em áreas de encostas.
Além das chuvas, há alerta para tempo severo, com possibilidade de granizo e ventos intensos (rajadas de até 70 km/h). Existe também um risco menor de formação de tornados, de acordo com Müller, no oeste do estado.
A previsão indica que a umidade do solo, que está em torno de 60%, pode absorver parte da chuva, reduzindo o risco de inundações severas.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3