Cuiabá, 25 de Julho de 2024

BRASIL Domingo, 16 de Junho de 2024, 08:15 - A | A

16 de Junho de 2024, 08h:15 - A | A

BRASIL / NOVO ALERTA

Chuva e tempo severo atingem RS nos próximos dias; confira o que pode acontecer

Canal Rural



Desde sexta-feira (14), o Rio Grande do Sul registra alerta de chuvas intensas, mas sem risco iminente de enchentes generalizadas.

As precipitações podem ultrapassar 100 mm, especialmente no noroeste do estado até esta segunda-feira (17), conforme alerta o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Condições dos rios e histórico de chuvas

O nível do Rio Guaíba, atualmente em torno de 2,6 metros, está abaixo da linha de inundação. A região central do estado, que registrou chuvas volumosas no passado, tem favorecido a drenagem e baixado os níveis de água. Nos últimos 15 dias, a ausência de chuvas contribuiu para a redução dos níveis dos rios.

Previsão de tempo severo e riscos

A chuva esperada entre sexta-feira e segunda-feira deve atingir principalmente o noroeste do estado, com volumes entre 100 e 150 mm. Essa precipitação volumosa, no entanto, não será suficiente para provocar enchentes significativas, mas poderá causar alagamentos pontuais e traz risco de deslizamentos, especialmente em áreas de encostas.

Além das chuvas, há alerta para tempo severo, com possibilidade de granizo e ventos intensos (rajadas de até 70 km/h). Existe também um risco menor de formação de tornados, de acordo com Müller, no oeste do estado.

A previsão indica que a umidade do solo, que está em torno de 60%, pode absorver parte da chuva, reduzindo o risco de inundações severas.

CONTINUE LENDO

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia