04 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017, 09:11 - A | A

24 de Fevereiro de 2017, 09h:11 - A | A

CIDADES / CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

80 mil foliões ganham segurança extra neste carnaval em Cuiabá

Wellyngton Souza / Única News



(Foto: Reprodução)

carnaval popular cuiaba.jpg

 O Carnaval cuiabano terá uma programação para toda família e irá garantir segurança intensificada para os foliões e assitência à saúde



O carnaval cuiabano começa na noite desta sexta (24). A contagem regressiva para uma das mais festas populares de rua começa a partir das 21 horas em dois pontos, na Praça da Mandioca e na Orla do Porto.

 

Aproximadamente 20 mil foliões são esperados nos dias de carnaval que termina na próxima terça (28).

 

No primeiro dia de festa, shows regionais de lambadão, sertanejo, samba e pagode serão responsáveis para garantir a folia do público.

 

A fim de evitar grandes aglomerações na Praça da Mandioca, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo organizou um novo esquema.

 

No local, que nas edições passadas era instalado um palanque para apresentação das tradicionais marchinhas e palco para sambistas, a edição deste ano não será contemplada com as mesmas estruturas.

 

O palco para receber as atrações foi instalado na Avenida Mato Grosso, onde deve ser também a 'passarela' para os blocos da capital. Uma das novidades - entre outras este ano, é a inclusão de um trio elétrico que também será colocado na avenida.

 

Também estão previstas matinês nessas datas, das 17h às 20h, que deve eleger a melhor fantasia entre as crianças. Devido a superlotação que a praça vem ganhando nos últimos meses, a tradicional praça não teria capacidade para suportar o fluxo de pessoas somando as estruturas carnavalescas.

 

Já na Orla do Porto deverão ser instalados dois palcos simultâneos, além de uma grande estrutura, o local contará ainda com praça de alimentação e espaço de recreação para as crianças. A programação começará por volta das 18 horas. No sábado (25), o grupo baiano Olodum animará a folia.

 

O terceiro ponto oficial de carnaval é no distrito de Nossa Senhora da Guia. Entretanto, a folia começa no dia 25 a 27 com shows regionais. E o público estimado é de dez mil pessoas.

 

Outras novidades na edição deste 2017, é com atenção de profissionais da saúde que vão estar espalhados em locais de maior concentração pela cidade, com os Consultórios na Rua.

 

Estes 'ambulatórios' itinerantes terão a função de orientação, como alertar a população em relação à violência e sobre o uso de camisinha.

 

O programa Consultório na Rua é executado pela Secretaria Municipal de Saúde e atende pessoas em situação de rua. 

 

No período de carnaval os atendimentos médico e social  serão intensificados e serão distribuídos preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e informativos alertando que o  melhor ainda é a prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente entre os profissionais do sexo e os transexuais.

 

Para garantir a segurança nos pontos de concentração, aproximadamente 1.300 policiais militares e 230 viaturas vão estar nas ruas durante os dias de folia.

 

Serão 67 locais de Carnaval em 60 municípios em Mato Grosso e para atender essa demanda foram escalados para atividades operacionais centenas de policiais lotados em setores administrativos dos quartéis, à exemplo do Comando Geral (QCG) que direcionou mais de 200 policiais para a operação.

 

Dentre as ações de policiamento elaboradas, estão abordagens pessoais e veiculares em pontos de triagem, bloqueios parciais de vias e comboios em vias estaduais que dão acesso aos locais de Carnaval.

 

O público mais religioso também uma programação especial durante o carnaval. O Vinde e Vede será realizado entre os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro e espera receber mais de 120 mil fiéis.

 

O evento que chega a sua 31º edição será realizado no Memorial Papa João Paulo II, em Cuiabá. O tema desta edição celebrará os 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

 

Os fiéis poderão usufruir de um espaço que contemplará desde estacionamento, segurança, praça de alimentos, shopping de artigos religiosos e entre outros.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia