Cuiabá, 27 de Maio de 2024

CIDADES Domingo, 05 de Junho de 2016, 17:40 - A | A

05 de Junho de 2016, 17h:40 - A | A

CIDADES / AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Abertura oficial da Semana do meio ambiente será nesta segunda-feira

Sema-MT



A abertura oficial da 12ª Semana do Meio Ambiente ocorre nesta segunda-feira (06.06) às 08h30, no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Com o tema ‘Compartilhando responsabilidades - Estratégias para redução de desmatamento e queimadas’ o evento deste ano traz a proposta de um trabalho conjunto que possibilite ações mais sustentáveis entre Estado, sociedade civil, setor produtivo e Organizações Não-governamentais (ONGs).

Participarão do evento o governador Pedro Taques, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Cárlos Fávaro, e equipe da Sema, representantes do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), do Ministério Público Estadual (MPE), do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), de ONGs e outras instituições. Na cerimônia de abertura, o Coral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) fará uma apresentação cultural. Em seguida será entregue o Selo Verde às empresas que desenvolvem suas atividades baseadas em políticas e práticas sustentáveis.

O tema desta edição da Semana do Meio Ambiente faz referência ao programa ‘Produzir, Conservar e Incluir’ (PCI), apresentado durante a Conferência do Clima (COP) em Paris pelo governador, e também ao Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Estado do Mato Grosso. De acordo com o secretário Carlos Fávaro, é importante fomentar essa discussão para que as pessoas se sensibilizem com a causa e tornem-se aliadas no combate aos crimes ambientais. “A meta de zerar o desmatamento só vai ser alcançada se unirmos esforços. Para isso é necessário estabelecer o diálogo e desmistificar o tema”.

Com base nos objetivos do PCI, o secretário executivo da Sema, André Torres Baby, dará continuidade à programação com uma palestra sobre as ‘Ações de Prevenção e combate para Redução Desmatamento’. Após o almoço, das 13h30 às 17h30, haverá os minicursos: ‘Cadastro Ambiental Rural: Uma oportunidade’ e ‘A interferência da poluição da saúde’, que ocorrerão nos auditórios Governador Ponce de Arruda e Cloves Vettorato, respectivamente, localizados no Palácio Paiaguás. Conforme a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, até o momento há 157 inscritos. A meta é atingir cerca de 200 pessoas. Os interessados na capacitação podem ser inscrever gratuitamente neste link até este domingo (05.06).

Programação

Apesar de a abertura oficial ser nesta segunda, foram realizadas neste fim de semana algumas atividades voltadas para a Semana do Meio Ambiente. No sábado (04.06), a Sema realizou, em parceria com a Assembleia Legislativa e outras entidades, a limpeza do Rio Cuiabá. E domingo (05.06), a comissão central da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) promoveu a ‘Caminhada A3P – Cuidando da nossa casa’, em que as comissões da A3P das secretarias de Estado percorreram o Centro Político e Administrativo para recolher resíduos encontrados no caminho.

Depois de três dias intensos recheados de atividades alusivas ao tema, a programação termina na terça-feira (07.06) com uma mesa-redonda no Auditório Cloves Vettorato com o tema ‘Conexão de Saberes: Compartilhando responsabilidades socioambientais – Estratégias para a implantação do PCI’.  Participam dessa agenda as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Agricultura Familiar (Seaf), além do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Semana do Meio Ambiente

Em Mato Grosso, o evento foi instituído a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia