Cuiabá, 25 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022, 11:00 - A | A

14 de Fevereiro de 2022, 11h:00 - A | A

CIDADES / CIAVE EM ALERTA

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no período de chuvas, explica especialista na Capital

Única News
Da Redação



A direção do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, em Cuiabá, através do Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), alerta à população para os cuidados necessários para evitar picadas de animais peçonhentos, principalmente durante o período chuvoso.

Segundo o coordenador do CIAVE, Dr. José Antônio de Figueiredo, no período das chuvas é maior o risco de acidente com animais peçonhentos, pois aumenta a presença desses animais no perímetro urbano, principalmente em locais próximos as áreas verdes.

“Durante as chuvas os animais procuram abrigo em locais secos para se esconderem das chuvas, nesse período é comum encontrar animais peçonhentos nas residências, por isso é importante manter a limpeza ao redor das casas para dificultar o acesso desses animais e permitir melhor visibilidade caso eles apareçam”, explicou Dr. Jose Antônio.

Conforme dados do CIAVE, foram 707 atendimentos no ano de 2021 envolvendo animais peçonhentos, sendo 422 envolvendo escorpiões, 215 envolvendo serpentes, 38 envolvendo aranhas, e outros animais peçonhentos foram 32 atendimentos. Apenas um óbito por acidente com serpente foi registrado no ano de 2021.

Primeiros socorros

Antes de chegar a uma unidade de saúde, é necessário manter o paciente em repouso no primeiro momento, e elevar o membro afetado, para ajudar na circulação e diminuir o edema ocasionado com o inchaço. Não é recomendado amarrar acima do local da picada e nem furar o local afetado. Também não é recomendado dar bebida ou outras substâncias ao paciente, exceto analgésico.

É recomendável usar pomada com corticoide e com antialérgico no local da picada, porém evitar passar outros tipos de produtos que possam irritar ainda mais o membro afetado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia